InvestEU

InvestEU

O objetivo geral do programa InvestEU é apoiar os objetivos estratégicos da União através de operações de financiamento e investimento que contribuam para:

  • A competitividade da União, incluindo a investigação, a inovação e a digitalização;
  • O crescimento e o emprego na economia da União, a sustentabilidade da mesma e a sua dimensão ambiental e climática;
  • A resiliência social, a inclusividade e a inovação na União;
  • A promoção do progresso científico e tecnológico, bem como da cultura, da educação e da formação;
  • A integração dos mercados de capitais da União e o reforço do Mercado Único;
  • A promoção da coesão económica, social e territorial; 
  • A recuperação, sustentável e inclusiva, da economia da União na sequência da crise causada pela pandemia de COVID-19.

Com base no êxito do Plano Juncker, o Programa InvestEU estimulará ainda mais o investimento, a inovação e a criação de emprego na Europa e mobilizará, pelo menos, 650 mil milhões de EUR de investimento adicional no próximo orçamento de longo prazo da UE.

Reunirá sob o mesmo teto o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos e 13 outros instrumentos financeiros da UE que apoiam atualmente o investimento na UE, simplificando o acesso ao financiamento da UE e tornando-o mais eficaz e flexível.

Este programa engloba o fundo InvestEU, a plataforma de aconselhamento InvestEU e o portal InvestEU. Fomentará, ainda, a criação de emprego e promoverá o investimento e a inovação na UE.

O InvestEU centra-se em quatro domínios de intervenção:

  • Infraestruturas sustentáveis - Financiamento de projetos nos domínios da energia sustentávelI conectividade digitalI transportesI economia circularI água, resíduos e outras infraestruturas ambientais e mais.
  • Investigação, inovação e digitalização - Financiamento de projetos nos domínios da investigação e inovaçãoI comercialização dos resultados da investigaçãoI digitização da indústriaI aumento de escala das maiores empresas inovadorasI inteligência artificial e mais.
  • Pequenas empresas - Facilitar o acesso ao financiamento por parte das pequenas e médias empresas (PME)I pequenas empresas de média capitalização.
  • Investimento social e competências - Financiamento de projetos nos domínios das competências, educação, formaçãoI habitação social, escolas, universidades, hospitais I inserção socialI saúde, cuidados de saúde de longa duração e acessibilidade I microfinanciamento I empresas sociais I integração dos migrantes, refugiados e pessoas vulneráveis e mais.

O mecanismo específico do InvestEU é o segundo pilar do Mecanismo para uma Transição Justa.

Uma parte do financiamento ao abrigo do InvestEU, que corresponde a 1 800 milhões de euros, será centrado em objetivos de transição justa.

Do mesmo modo, o InvestEU apoiará investimentos num leque mais alargado de projetos que o Fundo para a Transição Justa, tais como projetos de infraestruturas de energia e de transportes, incluindo infraestruturas de gás e aquecimento urbano, mas também projetos de descarbonização, diversificação económica e infraestruturas sociais.

O Fundo InvestEU incluirá igualmente um regime específico destinado a gerar mais investimento em benefício de regiões em transição justa (2.º pilar do Mecanismo de Transição Justa), em complementaridade com o Fundo para uma Transição Justa (1.º pilar) e o mecanismo de crédito ao setor público (3.º pilar).


Ligações úteis

Infografia

InvestEU Infografia2
Fonte: Comissão Europeia

Vídeos

Legislação

Documentos

O que é o programa InvestEU
1.43 MB
InvestEU: O que financiará?
1.06 MB