InvestEU

O objetivo geral do programa InvestEU é apoiar os objetivos estratégicos da União através de operações de financiamento e investimento que contribuam para:
- A competitividade da União, incluindo a investigação, a inovação e a digitalização;
- O crescimento e o emprego na economia da União, a sustentabilidade da mesma e a sua dimensão ambiental e climática;
- A resiliência social, a inclusividade e a inovação na União;
- A promoção do progresso científico e tecnológico, bem como da cultura, da educação e da formação;
- A integração dos mercados de capitais da União e o reforço do Mercado Único;
- A promoção da coesão económica, social e territorial;
- A recuperação, sustentável e inclusiva, da economia da União na sequência da crise causada pela pandemia de COVID-19.
Com base no êxito do Plano Juncker, o Programa InvestEU estimulará ainda mais o investimento, a inovação e a criação de emprego na Europa e mobilizará, pelo menos, 650 mil milhões de EUR de investimento adicional no próximo orçamento de longo prazo da UE.
Reunirá sob o mesmo teto o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos e 13 outros instrumentos financeiros da UE que apoiam atualmente o investimento na UE, simplificando o acesso ao financiamento da UE e tornando-o mais eficaz e flexível.
Este programa engloba o fundo InvestEU, a plataforma de aconselhamento InvestEU e o portal InvestEU. Fomentará, ainda, a criação de emprego e promoverá o investimento e a inovação na UE.
O InvestEU centra-se em quatro domínios de intervenção:
- Infraestruturas sustentáveis - Financiamento de projetos nos domínios da energia sustentávelI conectividade digitalI transportesI economia circularI água, resíduos e outras infraestruturas ambientais e mais.
- Investigação, inovação e digitalização - Financiamento de projetos nos domínios da investigação e inovaçãoI comercialização dos resultados da investigaçãoI digitização da indústriaI aumento de escala das maiores empresas inovadorasI inteligência artificial e mais.
- Pequenas empresas - Facilitar o acesso ao financiamento por parte das pequenas e médias empresas (PME)I pequenas empresas de média capitalização.
- Investimento social e competências - Financiamento de projetos nos domínios das competências, educação, formaçãoI habitação social, escolas, universidades, hospitais I inserção socialI saúde, cuidados de saúde de longa duração e acessibilidade I microfinanciamento I empresas sociais I integração dos migrantes, refugiados e pessoas vulneráveis e mais.
O mecanismo específico do InvestEU é o segundo pilar do Mecanismo para uma Transição Justa.
Uma parte do financiamento ao abrigo do InvestEU, que corresponde a 1 800 milhões de euros, será centrado em objetivos de transição justa.
Do mesmo modo, o InvestEU apoiará investimentos num leque mais alargado de projetos que o Fundo para a Transição Justa, tais como projetos de infraestruturas de energia e de transportes, incluindo infraestruturas de gás e aquecimento urbano, mas também projetos de descarbonização, diversificação económica e infraestruturas sociais.
O Fundo InvestEU incluirá igualmente um regime específico destinado a gerar mais investimento em benefício de regiões em transição justa (2.º pilar do Mecanismo de Transição Justa), em complementaridade com o Fundo para uma Transição Justa (1.º pilar) e o mecanismo de crédito ao setor público (3.º pilar).
Ligações úteis
Infografia

Vídeos
Legislação

Perguntas frequentes
Tem algumas dúvidas sobre o Programa InvestEU? Veja aqui algumas respostas que o poderão elucidar.

Projetos em Portugal
Conheça alguns dos projetos portugueses com financiamento ao abrigo do programa InvestEU.