Fundo do mar, ilhas baleares
Mares e Oceanos
Proteger e preservar os oceanos é proteger a Humanidade
Destaques:

Dia Europeu do Mar - 20 de maio de 2020      

Estabelecido em 2008, o Dia Europeu do Mar constitui uma oportunidade para debater as temáticas relacionadas com os Mares e Oceanos, onde se inclui o crescimento azul. É uma oportunidade também para envolver os/as jovens e os/as cidadãos/ãs de toda a Europa em eventos que despertem para a importância de protegermos os Mares e Oceanos.

Mensagem do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos

Mensagem do Comissário Europeu para o Ambiente, Oceanos e Pescas,
Virginijus Sinkevičius



Na cerimónia de abertura da conferência sobre os oceanos, em 2017, o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres reafirmava a importância dos oceanos: "O oceano fornece comida, energia, água, empregos, benefícios económicos para as pessoas em todos os países, mesmo naqueles que não têm litoral. É um amortecedor crucial contra as alterações climáticas e um recurso maciço para o desenvolvimento sustentável. A saúde dos nossos mares e oceanos é indissociável da saúde do nosso planeta e de toda a vida na Terra."

Qualquer lista que elaboremos sobre a importância dos mares e oceanos para a Humanidade será sempre incompleta porque grande parte do universo oceânico ainda é desconhecido. No entanto, o que conhecemos permite-nos afirmar sobre a sua importância capital. Os mares e oceanos são reguladores do clima, fonte de oxigénio, de alimento, de água, de energia renovável, de produtos farmacêuticos, de minerais e são, ainda, utilizados para transporte marítimo e fins recreativos. Os mares e oceanos encontram-se ligados a atividades económicas, sociais, recreativas que constituem importantes fontes de emprego. 

Atualmente reconhecemos que as ações humanas têm um impacto negativo nos mares e oceanos. A sua sustentabilidade deverá ser uma preocupação de todos. Medidas e ações ao nível global, nacional, regional, local devem continuar a ter lugar. Proteger e cuidar dos mares e oceanos é assegurar a proteção e o bem estar da Humanidade.  

Com este dossier pretende o CIEJD sensibilizar para o tema, bem como disponibilizar um conjunto significativo de recursos que ajudem professores (as), alunos (as), cidadãos e cidadãs a aprender, a ensinar e a debater a importância dos oceanos e, consequentemente, a proteção da vida na Terra. 

Uma abordagem global, europeia e nacional

Onda do Oceano na areia

A sustentabilidade dos oceanos é essencial para enfrentar desafios como alterações climáticas, pobreza e disponibilidade de alimentos seguros, nutritivos e em (...)

Oceano, navios e rosa dos ventos

Enquadramento. Políticas Europeias. A Política Europeia e a Proteção dos Mares.

Onda do mar

Portugal, um país de tradição marítima. A Nova Plataforma Continental. Estratégia Nacional para o Mar.

Literacia do oceano

Conheça a influência do oceano em nós e a nossa influência no oceano. Escolhas mais sustentáveis protegem o Oceano, o Planeta e a Humanidade. O vídeo "Aumentar a Literacia do Oceano" do projeto "Sea Change", legendado em português, é elucidativo da importância desta matéria. Explore, ainda, o kit “Ocean Literacy for All”  [en, es, fr] da Comissão Oceanográfica Intergovernamental  -  UNESCO, que reúne experiências de várias entidades que promovem a literacia oceânica e propõe atividades de aprendizagem sobre o oceano. 

Existem diversos programas educativos que estimulam a aprendizagem e o conhecimento dos mares e oceanos.

Planos de aula, mapas, cartazes, vídeos, brochuras, etc.

Informação sintetizada e apelativa que nos transmite o essencial sobre os mares e oceanos.

Compilação de vários glossários desenvolvidos por diversas entidades/organizações.

Conheça os mares e oceanos através da estatística: INE, Pordata, Comissão Europeia, Eurostat, EMODnet, Nações Unidas...

Atualmente existem vários sistemas de observação, monitorização e registo de dados sobre os mares e oceanos.

Tem um projeto ou empresa com ligação ao mar ou ao oceano? Consulte que apoios existem