Ação de Portugal na União Europeia

Portugal nas instituições e órgãos da UE

Participação portuguesa nas instituições e órgãos da União Europeia. O papel da Assembleia da República na construção europeia.

Ver PDF
Bandeiras PT e UE
Índice

No XXIII Governo Constitucional, o Primeiro-Ministro integra na sua tutela direta a área dos Assuntos Europeus.

Portal do Governo, Secretário de Estado dos Assuntos EuropeusMNE, estrutura de coordenação da ação de Portugal na UE


Instituições europeias


Logo Parlamento EuropeuParlamento Europeu 

http://www.europarl.europa.eu

Atualmente, o Parlamento Europeu reúne 705 deputados eleitos por 5 anos, por sufrágio universal direto, nos países da UE. Os eurodeputados representam os cidadãos europeus no PE. Portugal elege 21 deputados. As últimas eleições europeias ocorreram entre 23 e 26 de maio de 2019. Em Portugal realizaram-se a 26 de maio (resultados Portugal, 2019). O Conselho Europeu fixou o número de lugares no Parlamento Europeu para a legislatura de 2024-2029 em 720. Portugal mantém os 21 deputados. As eleições terão lugar entre 6 e 9 de junho de 2024. 

Parlamento Europeu - Gabinete de Informação em Portugal


 Logo ConselhoConselho Europeu

http://www.consilium.europa.eu

Define as orientações e prioridades políticas gerais da UE. O Tratado de Maastricht, assinado a 7 de fevereiro de 1992,  formalizou a prática de o Conselho Europeu ser presidido pelo chefe de Estado e de Governo do país que exerce a Presidência do Conselho da UE.  Neste enquadramento, tiveram lugar três Conselhos Europeus presididos por chefes do Governo de Portugal:

  • 14 de dezembro de 2007, Bruxelas (Edifício Justus Lipsius), presidido por José Sócrates
  • 19 e 20 de junho de 2000, Santa Maria da Feira (Europarque Centro de Congressos), presidido por António Guterres
  • 26 e 27 de junho de 1992, Lisboa (Centro Cultural de Belém), presidido por Cavaco Silva

Com a entrada em vigor do Tratado de Lisboa, a 1 de dezembro de 2009, o Conselho Europeu passa a ser uma das sete instituições da UE, com um Presidente eleito para um mandato de dois anos e meio (renovável uma vez). Reúne os Chefes de Estado ou de Governo de cada país da UE, o Presidente da Comissão Europeia e o Presidente do Conselho Europeu, que preside às reuniões. O Alto-Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança também participa nos Conselhos Europeus.

  • Chefe do Governo de Portugal no Conselho Europeu: António Costa
  • Anteriores chefes do Governo no Conselho Europeu:
    • Pedro Passos Coelho (21 de junho de 2011 a 30 de novembro de 2015)
    • José Sócrates  (13 de março de 2005 a 21 de junho de 2011)
    • Santana Lopes (17 de julho de 2004 a 12 de março de 2005)
    • Durão Barroso (6 de abril de 2002 a 17 de julho de 2004)
    • António Guterres (28 de outubro de 1995 a 6 de abril de 2002)
    • Cavaco Silva (6 de novembro de 1985 a 28 de outubro de 1995)

REPER


Logo ConselhoConselho

http://www.consilium.europa.eu/pt/council-eu

Representa os governos nacionais e a presidência é assumida rotativamente pelos países. Os ministros nacionais reúnem-se regularmente no Conselho para adotar legislação europeia e coordenar as suas políticas. Os representantes dos países participam nas reuniões do Conselho, de acordo com o assunto tratado. 

O método habitual de votação do Conselho é a maioria qualificada, utilizada para cerca de 80% da legislação da UE. Quando o Conselho vota uma proposta da Comissão ou do Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, a maioria qualificada obtém-se através da regra da "dupla maioria": pelo menos, 55% dos Estados-Membros que representem, no mínimo, 65% da população da UE... saber +.  A cada país da UE corresponde um voto, tendo em conta o respetivo peso demográfico: calculadora de votos.

Os trabalhos do Conselho são presididos pelo país que assume rotativamente, por períodos de seis meses, a presidência. Os ministros do governo do país em questão ajudam a estabelecer a ordem de trabalhos do Conselho e presidem às suas reuniões nos vários domínios políticos, facilitando igualmente o diálogo com as outras instituições europeias. Portugal presidiu ao Conselho no primeiro semestre de 2021.

Eurogrupo

https://www.consilium.europa.eu/pt/council-eu/eurogroup/

Órgão informal em que os ministros dos Estados-Membros pertencentes à área do euro debatem assuntos relacionados com as responsabilidades que partilham no que diz respeito ao euro. Habitualmente, reúne uma vez por mês, na véspera da reunião do Conselho de Assuntos Económicos e Financeiros. Elege o seu próprio presidente, para um mandato de dois anos e meio, por maioria simples.

  • Membro português do Eurogrupo - João Leão, Ministro das Finanças

Mário Centeno foi o 3.º Presidente do Eurogrupo (janeiro de 2018 - 12 de julho de 2020).

REPER


Logo Comissão Comissão Europeia

http://ec.europa.eu

Tem por missão representar e defender os interesses da UE no seu conjunto, acima dos interesses dos seus Estados-Membros. Constituída por um nacional de cada Estado-Membro (incluindo o seu presidente e o alto representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança) é o órgão executivo da União. Prepara os projetos de legislação europeia e assegura a execução das políticas e dos fundos da UE. Portugal nomeia um Membro da Comissão para cada mandato de 5 anos. O Presidente da Comissão atribui a cada Comissário a responsabilidade por áreas políticas específicas.

  • Membro da Comissão Europeia nomeado por Portugal:  Elisa Ferreira - Coesão e Reformas (2019-2024)
  • Anteriores Comissários portugueses:
    • Carlos Moedas - Investigação, Ciência e Inovação (2014-2019)
    • José Manuel Barroso - Presidente (2004-2014)
    • António Vitorino - Justiça e Assuntos Internos (1999-2004)
    • João de Deus Pinheiro - Relações Externas com os Países de África, das Caraíbas e do Pacífico (ACP), África do Sul, incluindo questões de Ajuda ao Desenvolvimento, Convenção de Lomé (1995-1999); Relações com o Parlamento Europeu e os Estados-Membros, Cultura e Audiovisual, Serviço das Publicações (1993-95) 
    • António Cardoso e Cunha - Pessoal, Administração e Tradução, Energia e Agência de Aprovisionamento Euratom, PME, Artesanato, Comércio e Turismo, Economia Social (1989-93); Pescas (1986-1989) 

Comissão Europeia em Portugal


Logo Tribunal de Justiça Tribunal de Justiça da União Europeia

http://curia.europa.eu

Exerce as funções de fiscalização da legalidade dos atos das instituições da UE; assegura o respeito, pelos Estados-Membros, das obrigações decorrentes dos Tratados e interpreta o Direito da União a pedido dos juízes nacionais. É composto por duas jurisdições: o Tribunal de Justiça e o Tribunal Geral. O Tribunal de Justiça é composto por 27 juízes e 11 advogados-gerais, com mandatos de seis anos, renováveis, designados de comum acordo pelos governos dos Estados-Membros, após consulta de um comité encarregado de dar parecer sobre a adequação dos candidatos propostos. O Tribunal Geral é composto por 43 juízes (pelo menos, um por Estado-Membro) nomeados de comum acordo pelos Governos. O seu mandato, renovável, é de seis anos. Os juízes designam de entre si, por três anos, o presidente. Nomeiam ainda um secretário (mandato de seis anos).

Membros portugueses nomeados:

  • Tribunal de Justiça - Nuno José Cardoso da Silva Piçarra (desde 8 de outubro de 2018)
  • Anteriores Membros:
    • José Luís da Cruz Vilaça - Juiz (8 de outubro de 2012 a 8 de outubro de 2018)
    • José Narciso da Cunha Rodrigues - Juiz (7 de outubro de 2000 a 10 de outubro de 2012)
    • Luís Miguel Poiares Pessoa Maduro - Advogado-geral (7 de outubro de 2003 a 6 de outubro de 2009)
    • José Carlos de Carvalho Moitinho de Almeida - Juiz (31 de janeiro de 1986 a 6 de outubro de 2000)
  • Tribunal Geral - Ricardo da Silva Passos - Juiz (desde 19 de setembro de 2016)
                               Maria José Costeira - Juíza (desde 19 de setembro de 2016)
  • Anteriores Membros:
    • Maria Eugénia Martins de Nazaré Ribeiro - Juíza (de 31 de março de 2003 a 19 de setembro de 2016)
    • Rui Manuel Gens de Moura Ramos - Juiz (18 de setembro de 1995 a 31 de março de 2003
    • José Luis da Cruz Vilaça - Presidente (setembro de 1989 a setembro 1995)

Logo Banco Central EuropeuBanco Central Europeu

https://www.ecb.europa.eu

Órgão financeiro da União Europeia criado no contexto da concretização da última fase da União Económica e Monetária (UEM). É o banco central responsável pela moeda única europeia. A sua principal missão é preservar o poder de compra na União e, deste modo, a estabilidade de preços e definir e executar a política monetária da zona euro.  É constituído pelo Conselho de Governadores, pela Comissão Executiva, pelo Conselho Geral e pelo Conselho de Supervisão. O Conselho do BCE é o principal órgão de decisão do BCE. É composto pelos seis membros da Comissão Executiva e pelos governadores dos bancos centrais nacionais dos países da área do euro. Até 2015, vigorava o princípio de “um membro, um voto”. Com a adesão da Lituânia à área do euro, em janeiro de 2015, entrou em vigor um sistema de rotatividade dos direitos de voto dos governadores dos bancos centrais nacionais no Conselho do BCE. A frequência de votação do Banco de Portugal é agora de 79%. O membro português do Conselho não tem direito de voto por períodos de 3 meses, a cada 12 meses. 

  • Membros portugueses do Conselho do BCE:
    • Mário Centeno - Governador do Banco de Portugal
  • Anteriores Governadores do Banco de Portugal

    Vítor Constâncio foi vice-presidente entre 1 de janeiro de 2010 e 31 de maio de 2018.

Banco de Portugal, Eurosistema/SEBC


Logo Tribunal de Contas EuropeuTribunal de Contas Europeu

http://www.eca.europa.eu

Controla as finanças da UE. A sua função é melhorar a gestão financeira da UE e verificar como são usados os dinheiros públicos. É composto por um membro de cada país da UE, nomeado pelo Conselho por um período de seis anos renovável. Os membros elegem de entre si o Presidente por um período de três anos renovável.

  • Membro de Portugal - João Figueiredo (falecimento a 30 de junho de 2021)
  • Anteriores Membros:
    • Vítor Manuel da Silva Caldeira (desde março de 2000) - Presidente (16 de janeiro de 2008 e 30 de Setembro de 2016)
    • A. de Sousa Ribeiro (10 de fevereiro de 1994 a 29 de fevereiro de 2000)
    • Carlos Moreno (27 de janeiro de 1986 a 09 de fevereiro de 1994)
       

Órgãos consultivos


Logo Comité Económico e Social EuropeuComité Económico e Social Europeu

http://www.eesc.europa.eu

Órgão consultivo com o objetivo de garantir que as organizações da sociedade civil têm uma palavra a dizer no desenvolvimento da Europa. Representa trabalhadores, empregadores e outros grupos de interesse. Emite pareceres sobre temas europeus dirigidos à Comissão Europeia, ao Conselho e ao Parlamento Europeu. Os membros são designados pelos respetivos governos e nomeados pelo Conselho por um período de cinco anos. Portugal tem 12 membros num total de 326. A presidência do CESE é composta pelo presidente e dois vice-presidentes e é renovada a cada dois anos e meio.

  • Membros portugueses do CESE  (pesquisar: Portugal) 
  • Gonçalo Lobo Xavier foi vice-presidente responsável pela comunicação (2015-2018)

 Logo Comité das RegiõesComité das Regiões

https://cor.europa.eu

Órgão consultivo composto por representantes eleitos de autoridades regionais e locais dos países da UE. Representa as regiões e as cidades dando-lhes voz ativa no processo legislativo da UE com impacto regional e municipal. Emite pareceres sobre temas europeus dirigidos à Comissão Europeia, ao Conselho e ao Parlamento Europeu sobre matérias que interessam às regiões. Os membros são nomeados para um mandato de cinco anos pelo Conselho, sob proposta dos países da UE. Portugal tem 12 membros.

  • Membros e suplentes por Portugal do CdR
  •  Vasco Alves Cordeiro é presidente do Comité das Regiões Europeu (eleito em junho de 2022). Exerceu ainda o cargo de primeiro vice-presidente deste órgão entre fevereiro de 2020 e junho de 2022.

O papel dos parlamentos nacionais


Assembleia da República 

http://www.parlamento.pt

As ações da UE estão sujeitas ao princípio da subsidiariedade: a União só atua nos casos em que a ação ao nível da UE se revela mais eficaz do que ao nível nacional.  Desde 2006, a Comissão transmite aos parlamentos nacionais as novas propostas legislativas e responde aos seus pareceres. O Tratado de Lisboa, assinado em 2009, define os direitos e deveres dos parlamentos nacionais na União Europeia. A Assembleia da República atua no âmbito dos assuntos europeus em três níveis: fiscaliza a política do governo; participa no processo de decisão europeu mediante a análise das iniciativas europeias e pronuncia-se sobre elas; integra reuniões interparlamentares onde participam os parlamentos nacionais dos Estados-Membros.

AR - Assuntos Europeus



O projeto «Carreiras Europeias», cujo principal objetivo é aumentar o número de portugueses nas Instituições e em outros Organismos da União Europeia, teve início em 2019, dando sequência ao projeto «Trabalhar na União Europeia» que tinha sido lançado, pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors, em 2012.

Permite divulgar, em português, oportunidades de emprego, estágio, destacamento e formação na União Europeia, utilizando o Portal Eurocid, as redes sociais do CIEJD, sessões de informação presenciais e webinários, bem como a presença em feiras de emprego e outros eventos.

A partir de 2023, este projeto passou a integrar a Estratégia Nacional para as Carreiras Europeias.