Presidência Portuguesa 1992
A assinatura do TUE e o reforço das relações europeias com o resto do mundo marcaram a 1.ª Presidência Portuguesa do Conselho da UE.

A primeira Presidência Portuguesa do Conselho (das, então, Comunidades Europeias) decorreu entre 1 de janeiro e 30 de junho de 1992, segundo o lema «Rumo à União Europeia».
Prioridades
A Presidência Portuguesa do primeiro semestre de 1992, ano-meta do mercado interno e data simbólica dos 500 anos do encontro da Europa com o mundo, estabeleceu como prioridades:
- Consolidar Maastricht (TUE)
- Reforçar as relações com o resto do mundo
- Perspetivar o alargamento
Conclusões da Presidência
Nas Conclusões da Presidência do Conselho Europeu de Lisboa, de 26-27 de junho de 1992, foram abordados os seguintes tópicos:
I - Progressão para a União Europeia
- Situação do processo de ratificação do Tratado da União Europeia
- Alargamento
- Financiamento futuro da Comunidade
- Uma União próxima dos seus cidadãos
- Mercado Interno
- Assuntos Sociais
- Luta contra a droga
- Serviço Europeu de Polícia (Europol)
II - Relações Externas
- Conferência do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento
- Uruguay Round
- Política Externa e de Segurança Comum
- Países da Europa Central e Oriental
- Comunidade de Estados Independentes (CEI)
- Segurança nuclear nos países da Europa Central e Oriental e na CEI
- Carta Europeia da Energia
- Jugoslávia
- Processo de paz no Médio Oriente
- Relações com os países mediterrânicos
- Espaço Económico Europeu
- América Latina
- Relações entre a Comunidade Europeia e seus Estados-Membros e os países em desenvolvimento
- Conferência sobre a Segurança e a Cooperação na Europa
- Não proliferação e exportação de armas
- África Austral
Os grandes momentos
- Tratado da União Europeia
Assinatura do Tratado da União Europeia, em Maastricht, a 7 de fevereiro (entrou em vigor a 1 de novembro de 1993)
- Espaço Económico Europeu
Assinatura do Acordo para o Espaço Económico Europeu, no Porto, a 2 de maio (entrou em vigor a 1 de Janeiro de 1994)
- CNUMAD
Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), realizada no Rio de Janeiro, entre 3 e 14 de junho
- Cooperação com Brasil
Assinatura do Acordo-Quadro de Cooperação entre a Comunidade Económica Europeia e a República Federativa do Brasil, em Brasília, a 29 de junho
A primeira reunião informal entre os Ministros dos Negócios Estrangeiros e os seus homólogos do MERCOSUR teve lugar a 2 de maio de 1992, sendo o acordo de cooperação interinstitucional entre a Comissão Europeia e o Conselho do Mercado Comum assinado a 29 de maio de 1992.
De referir, também, a conclusão do processo de reforma da Política Agrícola Comum, alcançada no difícil acordo político do Conselho de 21 de maio de 1992. A reforma de 1992, como ficou conhecida, veio substituir o sistema de ajudas ao rendimento através de preços de garantia por um sistema de ajudas diretas.
Assinale-se ainda o Acordo CEE-Macau, assinado em junho de 1992.
Balanço
Segundo Vítor Martins, Secretário de Estado dos Assuntos Europeus entre 1985 e 1995, no Prefácio do Relatório anual Portugal nas Comunidades Europeias : Sétimo Ano, o exercício da presidência «constituiu a prioridade absoluta da política externa portuguesa durante o 1º semestre de 1992. De acordo com a avaliação generalizada foi possível dar impulso à vida comunitária, contribuir para as negociações decisivas do Pacote Delors II, acelerar irreversivelmente a realização do mercado interno, redinamizar as relações externas, dar perspectiva ao alargamento e aprofundar as reformas das políticas comuns.»