Presidência Portuguesa 2021

A 4.ª Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia

Num ápice, informe-se sobre a Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (janeiro-junho 2021). Em linguagem simples.

Logo da Presidência Portuguesa do Conselho 2021

A Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) decorreu no 1.º semestre de 2021. Acompanhe nesta página do nosso dossiê dedicado ao tema.

Sítio Internet oficial | Programa detalhado | Teste os seus conhecimentos sobre a Presidência portuguesa no nosso Quiz


Destaques

Notícias | Eventos | Dossiê PPUE2021 - página inicial


Presidência portuguesa num ápice

Entre 1 de janeiro e 30 de junho de 2021, Portugal assumiu a Presidência rotativa do Conselho da UE. O Conselho (nome informal) é a instituição que representa os governos dos países da UE. Reúne os seus ministros ou secretários de estado para adotar legislação e coordenar políticas. Neste semestre, Portugal:

  • planeou e presidiu às reuniões do Conselho e das suas instâncias preparatórias;
  • representou o Conselho nas relações com as outras instituições da UE.

Sucedeu à Alemanha e precedeu a Eslovénia, países com os quais integra o trio de Presidências. Em conjunto, elaboraram um programa para 18 meses, a partir do qual cada Presidência define o seu programa específico.

programa da Presidência portuguesa do Conselho 2021 apresentou as prioridades e linhas de ação em detalhe. Prioridades: promover a recuperação, assegurando a transição verde e digital; concretizar o Pilar Europeu dos Direitos Sociais; reforçar a autonomia de uma Europa aberta ao mundo. Linhas de ação: por uma União Europeia mais resiliente, social, verde, digital e global.

A Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia consolidou e contribuiu para fazer avançar a agenda da integração europeia, designadamente com a Cimeira Social do Porto, a entrada em vigor do Quadro Financeiro Plurianual e dos primeiros planos nacionais de Recuperação e Resiliência, a aprovação da Lei do Clima e a Cimeira UE-Índia [Balanço].

Logo

Logo da PPUE2021





Lema

«Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital»
 

Sítio Internet

https://www.2021portugal.eu

Conselho num ápice | Presidência num ápice


Notícias

tag eu2021pt - Portal do Governo de Portugal | Notícias - Sítio Internet da Presidência portuguesa do Conselho | Comunicados - Conselho da UE 


Resultados

A Presidência atingiu a maioria dos objetivos fixados no Programa Nacional pelas diferentes áreas governativas, com destaque para os 5 resultados de maior relevo:

  1. Cimeira Social do Porto - (i) assinatura do Compromisso Social do Porto, o 1.º compromisso sobre temas sociais globais, subscrito por todos os parceiros sociais europeus, o Conselho da União Europeia, o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia; (ii), no âmbito da Reunião Informal de Líderes, a aprovação da Declaração do Porto (a 1.ª declaração dos líderes europeus exclusivamente dedicada à temática social).
  2. Lei Europeia do Clima (aprovação e assinatura).
  3. COVID-19 - aprovação do Certificado Digital COVID da UE, das recomendações do Conselho sobre viagens internas e externas à União Europeia, bem como o acordo sobre a partilha solidária, entre os Estados-Membros, de 10 milhões de doses de vacinas antecipadas para o 2.º semestre de 2021, em cumprimento de um mandato do Conselho Europeu.
  4. Instrumentos de recuperação económica - aprovação e entrada em vigor do Mecanismo de Recuperação e Resiliência; conclusão dos processos de ratificação da Decisão sobre Recursos Próprios por todos os Estados-Membros; avaliação e aprovação pela Comissão do 1.º grupo de Planos Nacionais de Recuperação e Resiliência (PNRR), nomeadamente o de Portugal.
  5. Reunião de Líderes da União Europeia com o Primeiro-Ministro da Índia, pela 1.ª vez com a participação de todos os Estados-Membros, que resultou na adoção de uma Declaração Conjunta, no lançamento de uma Parceria de Conectividade, no relançamento das negociações sobre o Acordo de Comércio, suspensas desde 2013, e no início de negociações para um acordo de investimento e de um acordo em matéria de indicações geográficas.

Fonte: Balanço - MNEDGAE

Prioridades e linhas de ação

O programa da Presidência portuguesa do Conselho 2021 é o documento que apresentou de forma detalhada as principais prioridades e linhas de ação. Foi adotado em Conselho de Ministros a 17 de dezembro de 2020 e está alinhado com a agenda estratégica da UE, o programa para 18 meses do trio de Presidências 2020/2021 e o programa de trabalho da Comissão 2021.

Ministério dos Negócios Estrangeiros, 2021

Prioridades

  1. Promover a Recuperação, assegurando a transição verde e digital. 
  2. Concretizar o Pilar Europeu dos Direitos Sociais.
  3. Reforçar a Autonomia de uma Europa aberta ao mundo.

Linhas de ação

Portugal trabalhou por uma União Europeia mais resiliente, social, verde, digital e global.

Programa no sítio oficialPrioridades e linhas de ação no sítio oficial 


Trio 

bandeiras do trio de Presidências do Conselho 2020-2021
Trio de Presidências do Conselho 2020-2021: Alemanha, Portugal e Eslovénia

O trio de Presidências do Conselho da UE - que decorre entre 1 de julho de 2020 e 31 de dezembro de 2021 - tem a seguinte ordem:

O trio elaborou um programa para 18 meses: uma agenda comum dos temas e principais questões que o Conselho tratará neste período. É a base comum para uma cooperação estreita entre as 3 Presidências e um contributo para uma agenda europeia coerente a 18 meses. 

O programa é influenciado pelo compromisso de fazer face à crise da COVID-19 e à recuperação. Assenta nas principais prioridades definidas na Agenda Estratégica 2019-2024:

  • proteger os cidadãos e as liberdades;
  • desenvolver uma base económica forte e dinâmica;
  • construir uma Europa com impacto neutro no clima, verde, justa e social;
  • promover os interesses e valores europeus na cena mundial.

O documento salienta ainda a importância de: se chegar rapidamente a acordo sobre o próximo Quadro Financeiro Plurianual e os programas setoriais conexos; procurar uma parceria abrangente com o Reino Unido.

+ Documentos do Trio«Plastic Pirates - Go Europe!» - Campanha de ciência cidadã para jovens | Projeto «Por uma Europa aberta, justa e sustentável no mundo»


Eventos

Histórico de eventos para o cidadão desde 2020 | Calendário da Presidência | Calendário da Dimensão Parlamentar


Documentos


Vídeos

 

 


+ Vídeos


Links


Perguntas frequentes

O Conselho da UE e o Conselho Europeu são instituições da União Europeia, organização supranacional. O Conselho da Europa é uma organização internacional com sede em Estrasburgo que reúne 47 países europeus. Portugal é Estado-Membro das duas organizações.

O Conselho da UE é a instituição da UE que representa os governos dos seus países. Reúne os seus ministros ou secretários de estado para adotar legislação e coordenar políticas.

Artigo 16.º do TUE (versão consolidada)

O Conselho Europeu é a instituição que define as orientações e prioridades políticas gerais da UE. Reúne os Chefes de Estado ou de Governo da UE (e o seu Presidente e o Presidente da Comissão Europeia) duas vezes por semestre, podendo o Presidente convocar uma reunião extraordinária. Não negoceia nem adota legislação.

Artigo 15.º do TUE (versão consolidada)

O Conselho da Europa não pertence à União Europeia. É uma organização intergovernamental dedicada à promoção dos valores democráticos e dos direitos humanos e a estabilidade político-social na Europa. Todos os Estados-Membros assinaram a Convenção Europeia dos Direitos do Homem.

Portugal presidiu 4 vezes ao Conselho da UE: em 1992, em 2000, em 2007 e em 2021.

Portugal sucede à Alemanha e precede a Eslovénia no exercício da Presidência do Conselho da UE. Em conjunto, os 3 países elaboram um programa para 18 meses (o Programa do Trio), a partir do qual cada Presidência semestral define as suas prioridades específicas (Programas nacionais). O «Trio de Presidências» do Conselho (2020/2021) é composto pelos seguintes países:

  • Alemanha – 2.º semestre de 2020;
  • Portugal – 1.º semestre de 2021;
  • Eslovénia - 2.º semestre de 2021. 

Estes mesmos 3 países inauguraram o sistema do Trio de Presidências do Conselho da UE tripartido, a 1 de janeiro de 2007, tendo Portugal exercido a Presidência no 2.º semestre de 2007.

As principais prioridades da Presidência portuguesa do Conselho da UE 2021 foram:

  1. Promover a Recuperação, assegurando a transição verde e digital. 
  2. Concretizar o Pilar Europeu dos Direitos Sociais.
  3. Reforçar a Autonomia de uma Europa aberta ao mundo.

programa da Presidência portuguesa do Conselho 2021 é o documento que apresenta de forma detalhada as principais prioridades e linhas de ação. Foi adotado em Conselho de Ministros a 17 de dezembro de 2020.

Prioridades

  1. Promover a Recuperação, assegurando a transição verde e digital. 
  2. Concretizar o Pilar Europeu dos Direitos Sociais.
  3. Reforçar a Autonomia de uma Europa aberta ao mundo.

Linhas de ação

Portugal trabalhou por uma União Europeia mais resiliente, social, verde, digital e global.

Sim, os cidadãos podem assistir às sessões públicas do Conselho na página de transmissões Web «Council Live», em direto ou gravado, em 23 línguas.

As sessões do Conselho são públicas quando este:

  • debate ou vota uma proposta de ato legislativo;
  • delibera pela primeira vez sobre propostas não legislativas importantes;
  • debate assuntos importantes que afetam os interesses da UE e dos seus cidadãos.

Nestes casos, é garantida a transmissão pública por meios audiovisuais, nomeadamente numa sala de escuta, e a difusão por videofluxo (videostreaming).

 N.º 8 do artigo 16.º do TUE | Regulamento Interno do Conselho (artigos 7.º a 9.º)

Cada Estado-Membro da União Europeia tem uma Representação Permanente Junto da União Europeia (REPER) - a sua “Embaixada”.  É chefiada por um representante permanente: o embaixador do seu país junto da União Europeia. 

O Coreper é o Comité de Representantes Permanentes dos Governos dos Estados-Membros da União Europeia, como o próprio nome o indica. Tendo começado as suas funções como entidade única, o Coreper acabou a desdobrar-se em 2 formações: Coreper I - composto pelos Representantes Permanentes Adjuntos de cada Estado-Membro da UE; Coreper II - composto pelos Representantes Permanentes.

A Presidência do Conselho (exceto a formação dos Negócios Estrangeiros) é assegurada por grupos pré-definidos de três países da UE durante 18 meses, os «trios». Estes grupos são formados com base num sistema de rotação igualitária dos países, tendo em conta:

  • a sua diversidade e
  • os equilíbrios geográficos na UE.

Decisão do Conselho (2009/881/UE)

Glossário

O Conselho

Interior do edifício do Conselho e bandeiras

O Conselho representa os governos dos países da União Europeia. Num ápice, conheça a instituição a que Portugal preside de janeiro ...

A Presidência

Sala Conselho

A Presidência do Conselho roda entre os países da União Europeia, cada 6 meses. É preparada em trio. Portugal preside ...

Quer saber mais? Consulte o dossiê...

A 4.ª Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia aconteceu no 1.º semestre de 2021. Num ápice, informe-se sobre a Presidência portuguesa, o Conselho ...