Conferência sobre o Futuro da Europa

«O futuro está nas suas mãos» | #OFuturoÉTeu

A Conferência sobre o Futuro da Europa acontece de maio de 2021 à primavera de 2022. Um convite para que cidadãs e cidadãos europeus contribuam para a definição do futuro da União Europeia. Participe! O evento inaugural aconteceu 9 de maio.

Pai e filhos ao colo, logo Conferência sobre o Futuro da Europa

A Conferência sobre o Futuro da Europa decorre de maio de 2021 à primavera de 2022. Objetivo: dar às cidadãs e aos cidadãos um papel maior na definição das políticas e ambições da União. Evento inaugural a 9 de maio. Participe através da plataforma dos cidadãos. «O futuro está nas suas mãos!»  


Notícias


Plataforma dos Cidadãos

Contribua para definir o Futuro da Europa na plataforma dos cidadãos. Apresente as suas ideias, comente as ideias de outros cidadãos, crie e participe em eventos. Na sua língua! A plataforma é o núcleo central da Conferência sobre o Futuro da Europa. Vai reunir e partilhar todos os contributos dos cidadãos, incluindo eventos descentralizados, painéis dos cidadãos europeus e sessões plenárias da Conferência.

Plataforma sobre o Futuro da Europa
Plataforma da Conferência sobre o Futuro da Europa: https://futureu.europa.eu

A plataforma foi apresentada a 19 de abril de 2021, pelos 3 Copresidentes do Conselho Executivo da Conferência sobre o Futuro da Europa: Ana Paula Zacarias, Secretária de Estado para os Assuntos Europeus, em nome da Presidência Portuguesa do Conselho da UE, Guy Verhofstadt, eurodeputado (Renew, Bélgica), e Dubravka Šuica, Vice-Presidente da Comissão Europeia para a Democracia e Demografia.

Apresentação da plataforma - Secretária de Estado para os Assuntos Europeus (2021)


Conferência

A Conferência sobre o Futuro da Europa decorre de maio de 2021 à primavera de 2022. A hashtag oficial - #OFuturoÉTeu | #TheFutureIsYours - é um convite para que cidadãs e cidadãos europeus contribuam para a definição do futuro da União Europeia. 

Logo Conferência sobre o Futuro da Europa
Logótipo da Conferência sobre o Futuro da Europa. Fonte: Plataforma dos Cidadãos, 2021.

A Conferência é uma ocasião única e oportuna para debater os desafios e as prioridades da Europa. O Parlamento Europeu, o Conselho e a Comissão Europeia comprometeram-se a ouvir os europeus e a dar seguimento, no âmbito das suas competências, às recomendações formuladas.

Evento inaugural

O evento aconteceu 9 de maio, Dia da Europa, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo e foi transmitido em direto.

A Conferência sobre o Futuro da Europa arranca em Estrasburgo - Centro Multimédia do Parlamento Europeu (maio 2021)

Plenário

O Conselho Executivo aprovou a 9 de maio de 2021 o regulamento interno que define a composição do Plenário da Conferência sobre o Futuro da Europa e o seu funcionamento.

Quem pode participar

  • Cidadãs e cidadãos europeus, cabendo à juventude um papel central.
  • Autoridades europeias, nacionais, regionais e locais.
  • Sociedade civil e outras organizações.

Como acontece (componentes)

  • Plataforma digital multilingue
    Espaço para os cidadãos partilharem as suas ideias e enviarem propostas em linha. 
  • Eventos descentralizados
    Eventos em linha, presenciais e híbridos em toda a Europa.
  • Painéis de cidadãos europeus
    Fóruns para o debate de vários assuntos e apresentação de propostas representativos em termos de origem geográfica, género, idade, contexto socioeconómico e/ou nível de educação.
  • Plenário da Conferência
    Reunirá cidadãos, representantes das instituições da União Europeia e parlamentos nacionais, pelo menos cada 6 meses. O Conselho Executivo elabora e publica as conclusões das sessões.

Quem dirige

Presidência conjunta das 3 instituições (Parlamento Europeu, Conselho e Comissão Europeia), representadas pelo seus Presidentes. 

A Presidência conjunta é apoiada por um Conselho Executivo copresidido por:

  • Guy Verhofstadt, deputado do Parlamento Europeu;
  • Ana Paula Zacarias, secretária de Estado dos Assuntos Europeus no âmbito da Presidência portuguesa do Conselho (1.º semestre 2021);
  • Dubravka Šuica, vicepresidente da Comissão Europeia responsável pela Democracia e Demografia.

O que é a Conferência sobre o Futuro da Europa? Plataforma dos Cidadãos


Declaração Comum

A declaração comum sobre a Conferência sobre o Futuro da Europa foi assinada a 10 de março de 2021 pelo Presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, o Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa - em nome do Conselho da UE, e a Presidente da Comissão, Ursula von der Leyen. 

Assinatura da declaração comum sobre a Conferência sobre o Futuro da Europa
Cerimónia de assinatura declaração comum sobre a Conferência sobre o Futuro da Europa (10/3/2021). Fonte: União Europeia.  

Eurobarómetro

De acordo com o Eurobarómetro Especial n.º 500 «Futuro da Europa», 92% dos europeus exigem que as vozes dos cidadãos sejam «mais tidas em conta nas decisões relativas ao futuro da Europa» e 3/4 consideram que a Conferência sobre o Futuro da Europa terá um impacto positivo na democracia da União Europeia.

Eurobarómetro 500
Infografia: Eurobarómetro Especial n.º 500 «Futuro da Europa» (10/3/2021). Fonte: Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia

 

A 4.ª Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia acontece no 1.º semestre de 2021. Num ápice, informe-se sobre a Presidência portuguesa, o Conselho (...)