Prémio Horizon: Cleanest Engine of the Future

Miniatura

A Comissão Europeia lançou o Prémio Horizon: Cleanest Engine of the Future com o intuito de estimular o desenvolvimento de uma tecnologia de nova geração para os motores e propulsores que utilizam combustíveis convencionais, reduzindo o consumo de combustível e a emissão de poluentes. O prémio será atribuído ao protótipo que melhor demonstrar essas reduções e que não afete as capacidades operacionais do veículo.

 

Objetivos

O objetivo do prémio consiste em impulsionar o desenvolvimento de uma tecnologia de nova geração para os motores e propulsores que utilizam combustíveis convencionais. Espera-se que a tecnologia em causa permita economizar combustível e reduza as emissões de poluentes para o nível mais baixo possível em condições normais de condução, melhorando a qualidade do ar nas cidades europeias.

 

Destinatários

O concurso está aberto a todas as entidades legais, singulares ou coletivas, ou a grupos de pessoas jurídicas. O público-alvo é composto por indivíduos, PME, centros de investigação, universidades e fabricantes de automóveis.

Nota: Consulte ainda os critérios de exclusão mencionados no regulamento.

 

Como participar

Mais informações sobre como participar e o modelo de candidatura serão disponibilizadas aqui.

O prazo final para candidatura é 2019-08-20, 17h (16h em Lisboa).

 

Critérios de avaliação

A avaliação das candidaturas submetidas será efetuada com base nas medições do Centro Comum de Investigação e de acordo com o parecer do júri relativamente aos seguintes critérios:

  1. Os níveis de emissão de óxido e dióxido de azoto;
  2. Os níveis de emissão partículas;
  3. Os níveis de emissão de hidrocarbonetos;
  4. Os níveis de emissão de outros poluentes;
  5. A eficiência do combustível.

 

Prémio

O prémio tem o valor pecuniário de 3,5 milhões EUR.

 


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.