"Civil Society Prize"

O Prémio "Civil Society Prize" foi criado em 2006 e é atribuído anualmente. O tema do prémio de 2019 é "Mais Mulheres na sociedade e na economia na Europa". O tema específico de cada edição do prémio é definido pelo presidente do CESE.

 

Objetivos

O objectivo do "Civil Society Prize"  é recompensar e incentivar realizações e iniciativas concretas de organizações da sociedade civil e/ou de pessoas de todos os níveis, europeu, nacional, regional e local, que contribuam significativamente para a promoção da cidadania europeia. identidade e integração.

 

Destinatários 

O Prémio destina-se a todas as organizações da sociedade civil, registadas oficialmente na União Europeia, que operem a nível local, nacional, regional ou europeu, bem como, a pessoas a título individual,

cujo contributo substancial seja a criação de uma identidade e cidadania europeia, incorporando os valores partilhados que sustentam a integração europeia.

 

Tais realizações e iniciativas devem ser criativas e inovadoras e ter um impacto duradouro e positivo na percepção do público sobre a Europa e o processo de integração.

 

 

Como participar

As candidaturas devem ser apresentadas preenchendo o formulário da candidatura em linha. Em casos devidamente justificados ligados a problemas técnicos documentados, o CESE pode autorizar a candidatura mediante correio eletrónico, fax ou via postal. O prazo para envio de candidaturas termina no dia 6 de Setembro de 2019, sexta-feira às 10 horas, sendo que, os candidatos devem submeter a sua candidatura com antecedência.

 

Prémios

O Prémio será atribuído pelo Comité, com base na avaliação efetuada pelo painel de avaliação, que tem a liberdade de recomendar ou não a atribuição dos prémios, em função da sua avaliação da qualidade das realizações apresentadas. O Prémio tem o montante total de 50.000 euros e será adjudicado na Reunião Plenária do CESE que irá decorrer entre os dias 11 e 12 de Dezembro de 2019. O CESE pode atribuir um máximo de cinco prémios para os cinco candidatos com as melhores classificações, sendo que:

  • Primeiro prémio: 14.000 euros. Se o primeiro prémio for partilhado por mais do que um vencedor ex aequo, o montante de cada um dos primeiros prémios é, respetivamente, 11.500 euros no caso dos dois primeiros prémios, 10.600 euros no caso dos três primeiros prémios, 10.250 euros no caso dos quatro primeiros prémios e 10.000 euros no caso dos cinco primeiros prémios.
  • Segundo, terceiro, quarto e quinto prémios: 9.000 euros

O Comité não é obrigado a atribuir os cinco prémios.

 

 

 

 

Para mais informações sobre o prémio da sociedade civil do CESE, queira contactar: