Concurso AI Moonshot, 2021

AI Moonshot challenge

Em linha com a Estratégia Nacional do Espaço Português 2030, a Agência Espacial Portuguesa - Portugal Space - promove o Concurso AI Moonshot, que visa fomentar a exploração de dados espaciais e promover formas inovadoras de enfrentar os problemas sociais e avançar na investigação científica. Os programas de satélite em todo o mundo geram grandes quantidades de dados, contendo informações essenciais para vários setores.

Este concurso procura ideias disruptivas, que aliem dados de satélite e Inteligência Artificial e que permitam a deteção de plástico nos Oceanos.

Objetivos

O concurso permite o desenvolvimento de atividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D), com vista à deteção, rastreio, caracterização e quantificação dos diferentes tipos de plástico nos Oceanos, bem como em rios, lagos, ou potenciais locais de origem.

Destinatários

A iniciativa é destinada a universidades, institutos de investigação, laboratórios estatais, organizações privadas ou públicas sem fins lucrativos, que se dediquem à investigação científica. 

Podem concorrer entidades nacionais e internacionais, sendo que as últimas estão obrigadas a trabalhar em estreita cooperação com as instituições portuguesas, que deverão ser líderes de projeto. Em alternativa, poderão estabelecer atividade em Portugal.

Como participar

As inscrições devem ser enviadas para o e-mail: moonshot@ptspace.pt, de 4 de novembro de 2021 a 30 de maio de 2022 (data prolongada).

Categorias

O convite à apresentação de propostas de projetos de I&D, com recurso à inteligência artificial e a dados de satélite devem focar-se em três tópicos principais:

  • Detritos espaciais;
  • Recursos fundiários;
  • Sustentabilidade dos oceanos.

Critérios de avaliação

Os projetos são avaliados de acordo com o seguinte conjunto de critérios:

  • Critério 0 - Ideias inovadoras fazendo uso de dados de satélite e de Inteligência Artificial;
  • Critério A - Natureza inovadora e mérito científico e técnico do projeto;
  • Critério B - Experiência da equipa no contexto do projeto;
  • Critério C - Gestão e planeamento;
  • Critério D - Potencial de transferência de tecnologia e impacto.

Júri

Um júri internacional de peritos nos domínios de Deteção Remota por Satélite e Inteligência Artificial é o responsável por avaliar as propostas.

O nível de inovação dos projetos será o principal fator em consideração, assim como a solidez técnica e científica das propostas.

Prémios

A equipa vencedora recebe 500.000 euros para financiar um projeto de investigação, com a duração máxima de dois anos, a realizar a partir de Portugal. 

As melhores candidaturas serão convidadas a apresentar as suas ideias, durante a edição da Web Summit 2022. O(s) vencedor(es) será(ão) também anunciado(s) no decorrer do evento.

Contacto

Mais informações, contactar por e-mail: moonshot@ptspace.pt.

Vencedor 2020

O projeto SMART, desenvolvido por investigadores de cinco instituições portuguesas e promovido pelo programa foi o vencedor. O projeto pretende conjugar a aprendizagem automática com os princípios das leis da física para construir modelos de previsão e simulação da acumulação do plástico no Oceano. O objetivo é recorrer a dados de satélite do programa Copernicus para determinar as frequências apropriadas para a deteção de materiais plásticos em massas de água.

Vídeo promocional


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respectiva entidade, cujo o contacto se encontra no sítio Internet do concurso.

Documentos

Convite à apresentação de propostas 2021 [en]
233.41 KB