Concurso Capital Europeia de Turismo Inteligente, 2023

Miniatura

O Concurso Capital Europeia do Turismo Inteligente (European Capital of Smart Tourism) é uma iniciativa da União Europeia, financiada pelo programa COSME. A iniciativa visa fortalecer o desenvolvimento inovador gerado pelo turismo, nas cidades europeias e arredores, aumentando a atratividade e promovendo o crescimento económico e a criação de empregos. 

Uma capital turística inteligente é definida como um destino que facilita o acesso a produtos, serviços, espaços e experiências de turismo e hospitalidade por meio de 
tecnologias de comunicação e informação. Também implementa soluções inovadoras e inteligentes e fomenta o desenvolvimento de negócios empresariais.

Objetivos

O prémio reconhece realizações notáveis no turismo inteligente nas cidades europeias. O turismo inteligente responde a novos desafios e solicitações num setor em rápida mudança, incluindo: evolução de ferramentas, produtos e serviços digitais; oportunidades iguais e acesso para todos os visitantes; desenvolvimento sustentável da área local; e apoio às indústrias criativas, talentos e patrimónios locais.

A pandemia COVID-19 teve um impacto significativo na indústria do turismo. Com muitas cidades e destinos à procura da recuperação e do novo crescimento, é relevante desenvolver e implementar práticas de turismo inteligentes, em linha com a transição verde e digital.

Destinatários

  • O concurso está aberto aos Estados-Membros da UE e aos países que participam no programa COSME
  • As cidades devem ter mais de 100.000 habitantes
  • Em países sem cidades com mais de 100.000 habitantes, é elegível a maior cidade. Para pequenos estados com número de habitantes abaixo de 1 milhão até 31 de dezembro de 2021, podem concorrer cidades com mais de 10.000 habitantes
  • Por “cidade” entende-se uma área urbana (excluindo conurbações), como uma unidade administrativa regida por um conselho municipal ou outra forma de órgão eleito
  • O signatário da candidatura deve ser o Presidente da Câmara Municipal ou o representante, com mais alto escalão, autorizado pela legislação nacional a representar legalmente a cidade

Categorias

O Prémio valoriza as cidades participantes nas seguintes áreas:
  • Sustentabilidade;
  • Digitalização;
  • Património Cultural e Criatividade;
  • Acessibilidade.

Como participar

O prazo de candidatura decorre de 31 de março a 1 de junho de 2022, 16h00 (hora de Portugal continental). As candidaturas eram submetidas em linha, em qualquer língua oficial da União Europeia.

Prémio

Duas cidades foram distinguidas com o título de Capital Europeia de Turismo Inteligente 2023​: Pafos (Chipre) e Sevilha (Espanha).

Porto (um museu ao ar livre) foi uma das cidades pré-selecionadas.

Outras quatro cidades recebem Prémios Europeus de Turismo Inteligente por concretizações notáveis numa das categorias.


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respectiva entidade, cujo contacto se encontra no sítio Internet do concurso.