Concurso de Ensaio Juvenil Bruegel, 2022

Ver PDF
Bruegel Youth Essay Competition
Índice

A economia europeia está a passar por grandes transformações: recupera de uma pandemia mundial, gerindo a implementação de tecnologias digitais, com o objetivo de se livrar dos combustíveis fósseis. A formulação de políticas inteligentes é prioritária, não só para dar impulso direto a algumas dessas transformações (por exemplo, alcançar a descarbonização), mas também para orientar as forças do mercado no bom caminho (por exemplo, promover a adoção de tecnologias digitais) ou para proteger os cidadãos mais vulneráveis ​​da sociedade.

A missão da organização Bruegel é melhorar a qualidade da política económica, oferecendo investigação, análises e debates abertos e baseados em fatos. A sua missão baseia-se na experiência em áreas de governação europeia, política macroeconómica, bancos e mercados de capitais, comércio e economia global, economia verde, inovação e transição digital e crescimento inclusivo.

Para celebrar o Ano Europeu da Juventude 2022, Bruegel associa-se às iniciativas que permitem o envolvimento com os jovens, na definição de prioridades da política económica, lançando o Concurso de Ensaio Juvenil Bruegel (Bruegel Youth Essay Competition) e uma sessão de jovens nas suas Reuniões Anuais.

Objetivos

O ensaio deve responder à pergunta «Quais as prioridades da agenda de política económica da União Europeia nos próximos anos?»

No âmbito do trabalho de Bruegel, procura-se uma peça baseada em evidências, direcionada a formuladores de políticas e a formadores de opinião. O ensaio deve ter no máximo 8.000 palavras, com algum conteúdo técnico, mas onde a linha principal de argumentação deve ser clara para não especialistas.

Destinatários

Estudantes do ensino universitário ou recém-licenciados há não mais de 2 anos.

Critérios de avaliação

Os ensaios serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios:

  • Clareza da proposta: a prioridade política apresentada deve ser claramente identificável;
  • Motivação: o argumento deve ser convincente;
  • Metodologia sólida: os argumentos devem ser baseados em fontes cuidadosamente recolhidas e podem fazer uso de evidências quantitativas apresentadas em gráficos e tabelas;
  • Aplicabilidade da política: a ideia deve ser diretamente relevante para a formulação de políticas;
  • Estrutura: o ensaio deve ter um resumo e uma estrutura clara.

Como participar

As candidaturas devem ser submetidas até 31 de maio de 2022; a seleção e o anúncio dos 3 melhores ensaios serão anunciados até 31 de junho de 2022.

Prémios

O vencedor recebe um prémio no valor de 2.000 euros. Será convidado para discursar nas Reuniões Anuais Bruegel 2022 (6 e 7 de setembro de 2022) e apresentará as ideias do ensaio num painel dedicado: «O vencedor ganha um «lugar à mesa» nas principais discussões políticas». O ensaio será publicado na série de ensaios Bruegel.

Os dois vice-campeões recebem um prémio no valor de 1.000 euros cada. Serão convidados a participar nas Reuniões Anuais de Bruegel e a apresentar os seus ensaios no Encontro de Investigação da Juventude. Os custos de viagem e acomodação são cobertos pela organização.

Vencedores 2022

1º lugar: Inverter a pirâmide: abordagem ao despovoamento da UE, de Joana Jacinto
2º lugar: Política baseada em energia focada no consumidor para a UE, por Emilia Chojkiewicz
3º lugar: Diálogo entre a autonomia orçamental da UE e o NGEU (NextGenerationEU) na crise pós-covid, por Pau Alvarez


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.
...loading...