Concurso DiscoverEU

Ver PDF
Discover EU
Índice

A DiscoverEU é uma ação do Programa Erasmus+ (2021-2027), que visa oferecer aos jovens uma experiência de viagem. No outono de 2023, a Comissão Europeia e a Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA) irão selecionar no mínimo 35 mil jovens que cumpram os critérios de elegibilidade e irão oferecer passes de viagem, podendo, assim, os jovens viajar pela União Europeia durante um período máximo de um mês, entre 1 de março de 2024 e 31 de maio de 2025. 

«Tens um mundo está à tua espera. Parte à aventura com a tua mochila e o teu melhor amigo.».

Objetivo

O objetivo desta ação é oferecer a jovens com 18 anos uma experiência de viagem que irá promover o seu sentimento de pertença à União Europeia, permitir que explorem a diversidade da Europa, o seu património cultural e a sua história, que se relacionem com pessoas de todas as partes do continente e até que se descubram a si mesmos. 

Além disso, o concurso dá aos jovens a oportunidade de desenvolver competências essenciais para o seu futuro, como independência, confiança e abertura a outras culturas.  

Destinatários

Jovens nascidos entre 1 de julho de 2005 (inclusive) e 31 de dezembro de 2005 (inclusive) e ser cidadão ou residente legal de um dos seguintes países: 

  • Estados-Membros da União Europeia, incluindo as regiões ultraperiféricas e países e territórios ultramarinos associados à União Europeia;
  • países terceiros associados ao Programa Erasmus+: Islândia, Listenstaine, Macedónia do Norte, Noruega, Sérvia e Turquia.

Como participar

As candidaturas decorrem aqui, entre 4 de outubro, 12h00 e 18 de outubro de 2023, 12h00, CET.

Os candidatos devem preencher o número correto do cartão de cidadão, passaporte ou cartão de residência legal no formulário de candidatura em linha; em seguida, devem responder a um questionário (exceto se a candidatura for na qualidade de membro de um grupo).

Prémio

Os candidatos selecionados podem fazer uma viagem com a duração mínima de um dia e máxima de 30 dias entre 1 de março de 2024 e 31 de maio de 2025. Os jovens podem viajar sozinhos ou em grupo, com o máximo de quatro amigos, desde que estes satisfaçam os critérios de elegibilidade acima indicados. Podem também combinar viagens com outros viajantes da DiscoverEU, através do grupo #DiscoverEU Official no Facebook. 

Regra geral, cada participante tem direito a um passe de viagem no valor de 273,35 euros. Os bilhetes são de 2.ª classe ou de classe económica. Jovens com uma deficiência ou um problema de saúde que possa dificultar a  viagem, receberão assistência e apoio para apoiar a participação na ação. Ao ser selecionado, as agências nacionais Erasmus+ darão apoio, através da organização de reuniões e encontros entre os viajantes antes da partida. 

Vídeo


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.
...loading...