Concurso Escolar Dia Internacional dos Migrantes, 2021

Competition for schools: Not just a migrant | Intercultural Cities Program

No âmbito da campanha de comunicação “Não é apenas um migrante”, em comemoração do Dia Internacional dos Migrantes, o Programa de Cidades Interculturais do Conselho da Europa convida as Escolas a concorrer ao Concurso Escolar Dia Internacional dos Migrantes 2021, de forma a contribuir para o desaparecimento dos estereótipos que reduzem os migrantes a rótulos.

O Dia Internacional dos Migrantes comemora-se a 18 de dezembro de 2021.

Objetivos

Este concurso escolar visa desencadear uma reflexão sobre a contribuição que cada um de nós pode dar para a sociedade. Convidam-se as turmas das escolas a criar um poema ou um ensaio para refletir sobre o tópico de identidade, migração, estereótipos e diversidade como valor. 

O slogan para o concurso “Não é apenas um migrante” visa refletir sobre as seguintes questões:

  • o que significa a palavra “migrante”?
  • quem sou eu na minha classe? igual ou diferente? falo línguas diferentes, venho de lugares diferentes, como comidas diferentes, ou tenho hobbies diferentes?
  • como a diversidade afeta o dia a dia na sala de aula e fora dela?
  • qual é o impacto dos estereótipos na identidade das pessoas e desenvolvimento pessoal?
  • o que pode ser feito para quebrar estereótipos e garantir dignidade e igualdade para todos?

Destinatários

Podem candidatar-se todas as turmas escolares, com alunos dos 11 aos 18 anos anos. A classe deve enviar um dossiê que represente o trabalho da classe. Podem concorrer várias turmas da mesma escola.

Como participar

Efetue a candidatura eletronicamente para o e-mail: intercultural.cities@coe.int, com menção ao concurso, bem como o nome da escola, cidade e país.

As inscrições podem ser feitas no idioma da escola. Para inscrições noutros idiomas, além do inglês e do francês, é solicitado às escolas participantes o envio dum texto em separado, permitindo a sua tradução para as línguas oficiais do Conselho da Europa - inglês e francês.

Prémio

Os trabalhos vencedores serão compilados numa publicação do Conselho da Europa, a ser lançada, mundialmente, em dezembro de 2021, na página Internet e nas redes sociais do Programa Cidades Interculturais.

 


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.