Concurso EUTeens4Green: tornem-se atores da transição verde

Concurso EUTeens4Green: tornem-se atores da transição verde

Os recentes movimentos climáticos revelaram uma mobilização massiva da juventude na luta contra as alterações climáticas. Os jovens afirmaram fazer parte do diálogo quando se trata do futuro do planeta. Eles foram profundamente impactados pela crise sanitária e seus efeitos económicos e, ao mesmo tempo, expostos a um clima generalizado de incerteza. O seu futuro depende, em grande parte, das medidas políticas adotadas agora. Além disso, estão muito preocupados com o aquecimento global e a proteção da biodiversidade e podem atuar como catalisadores de mudanças, desde que sintam que sua voz é ouvida.

Assim, a Comissão Europeia reconheceu a relevância da participação dos jovens no diálogo político, especialmente na transição verde. O «Concurso EUTeens4Green: tornem-se atores da transição verde» (EUTeens4Green: become actors of the green transition) dá aos jovens a oportunidade de serem atores da transição verde na Europa.

Planos territoriais de transição justa

O Mecanismo para uma Transição Justa (MTJ) foi criado, no âmbito do Pacto Ecológico Europeu, para que nenhuma pessoa e nenhuma região fique para trás na transição para uma economia com impacto neutro no clima. Inclui o Fundo para uma Transição Justa (FTJ), que investirá 17,5 mil milhões de euros, no período de 2021-2027, nos territórios mais afetados pela transição para uma economia com impacto neutro no clima.

O projeto EU TEENS4GREEN foi lançado como uma resposta clara às necessidades da situação atual. Oferece uma oportunidade para os adolescentes se tornarem atores de mudança, ao mesmo tempo que propõem ações para ajudar a construir uma recuperação verde na sua região e, assim, contribuir para a boa governação da política de coesão.

Objetivos

  • Lançar um convite para financiar ações lideradas por jovens nas regiões de transição justa
  • Aumentar a participação dos jovens
  • Apoiar os territórios da UE que têm características FTJ
  • Recomendar sobre a participação dos jovens

Destinatários

O convite à apresentação de propostas de projetos é dedicado a jovens entre os 15 e os 24 anos residentes num dos territórios indicados no mapa em anexo.

Os jovens, individualmente, em grupo ou em associação, são convidados a apresentar propostas para o envolvimento de pessoas da sua comunidade, negativamente afetadas pela transição verde. Os projetos devem ser concluídos, no máximo, em 12 meses.

Candidatura

O prazo para a apresentação das candidaturas decorre de 22 de setembro até 3 de novembro de 2022. Candidate-se aqui.

Países elegíveis: Áustria, Bélgica, Bulgária, Chéquia, Croácia, Chipre, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia.

Como participar

  • Etapa 1: observe o que a comunidade precisa e como pode contribuir
  • Etapa 2: encontre pessoal que pode ajudar
  • Etapa 3: decida sobre uma ideia que possa vir a ser um projeto
  • Etapa 4: comece a planear - transforme a sua ideia num projeto: defina objetivos, faça um cronograma e uma proposta de orçamento
  • Etapa 5: candidate-se ao financiamento EUTeens4Green!

Prémios

O orçamento do convite é de 700.000 euros. O apoio financeiro máximo por projeto é de 10.000 euros.

Contacto

Para mais informação, contacte através do e-mail: hello@euteens4green.org.


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.

Documentos

Convite à apresentação de propostas 2022
874.44 KB