Concurso Geração €uro, 2021/2022

Concurso geração EU

O Concurso Geração €uro é uma competição entre escolas sobre política monetária, organizada pelo Banco Central Europeu e pelos bancos centrais nacionais do Eurosistema. Foi organizado, pela primeira vez, no ano letivo 2011/2012.

Objetivos

O concurso pretende sensibilizar os alunos do Ensino Secundário para a importância da política monetária do euro e da estabilidade de preços. 

Destinatários

O concurso dirige-se a equipas de alunos de estabelecimentos de ensino dos países da área do euro, que nele participam e de algumas escolas internacionais e europeias da área do euro. Os bancos centrais nacionais dos países participantes organizam o concurso no respetivo país. Podem participar alunos com idades compreendidas entre os 16 e os 19 anos à data da inscrição e que frequentem os últimos anos do ensino secundário.

A equipa pode incluir entre três e cinco alunos e um professor. Todos os membros da equipa devem pertencer à mesma escola e cada estabelecimento de ensino pode ter mais do que uma equipa.

Como participar

Neste concurso, os participantes têm de propor as decisões de política monetária que o Conselho do Banco Central Europeu (BCE) deve tomar, dependendo da situação da economia da área do euro e do nível de inflação. A política monetária é o processo utilizado pelos bancos centrais para controlar a oferta de moeda na economia. Assenta em diferentes instrumentos para assegurar a estabilidade, designadamente as taxas de juro e as aquisições de ativos financeiros.

Em primeiro lugar, é necessário formar uma equipa e fazer a inscrição aqui. O período de inscrição decorrerá de de 4 de outubro até 17 de dezembro de 2021. As melhores equipas serão convidadas a passar à fase seguinte do concurso.

A segunda fase, a produção de um ensaio ou de um vídeo, ocorrerá entre 20 de dezembro de 2021 e 28 de fevereiro de 2022. Subsequentemente, será efetuada uma apresentação oral, seguida de uma sessão de perguntas e respostas, que terá lugar em abril de 2022.

Prémios

As três melhores equipas recebem os seguintes prémios:

  • 1º lugar: 350 EUR por aluno + Troféu para a escola
  • 2º lugar: 250 EUR por aluno + Troféu para a escola
  • 3º lugar: 150 EUR por aluno + Troféu para a escola

As equipas vencedoras são convidadas a participar no evento de entrega de prémios, que em 2021 foi em formato virtual. 

Vencedores 2018/2019

Os alunos Daniel Gonçalves, Filipa Mendonça, João Rocha, João Moutinho e Margarida Simões e a professora Filipa Joaquim, do Colégio de Santo André (Venda do Pinheiro), receberam o primeiro prémio do Concurso.

Contacto

Se tiver dúvidas ou questões, pode contactar através do endereço de e-mail: geracaoeuro@bportugal.pt.


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.