Concurso Jovens Observadores Horizonte Europa

Concurso Jovens Observadores Horizonte Europa

Os jovens foram fortemente afetados pela pandemia do COVID-19 nas suas vidas, educação e carreira. O Ano Europeu da Juventude 2022 é-lhes dedicado, visando apoiar os jovens a participar em oportunidades que possam impulsionar o seu desenvolvimento pessoal e profissional, ao nível europeu, nacional, regional ou local. 

No âmbito do Ano Europeu da Juventude, foi lançado o Concurso Jovens Observadores Horizonte Europa (Horizon Europe Young Observer), que permite aos alunos de mestrado na UE tornarem-se "Jovens Observadores", na fase de avaliação das propostas ao programa Horizonte Europa.

Observando o trabalho de especialistas independentes na avaliação de propostas para financiamento, o concurso irá permitir aos jovens perceber como a UE seleciona os projetos e atribui o financiamento, no âmbito do programa Horizonte Europa. Permitirá intensificar os esforços para incluir as prioridades da juventude nas áreas políticas relevantes da UE e em todos os níveis do processo decisório da UE. Será dado especial ênfase à necessidade de apoiar os jovens com menos oportunidades, a adquirir conhecimentos e experiências relevantes para serem cidadãos ativos e envolvidos.

Objetivos

  • oportunidade única de analisar como o orçamento atribuído ao programa Horizonte Europa é usado, selecionando as melhores propostas num processo de avaliação justo e imparcial, em ambiente altamente competitivo
  • conhecimento e apoio para desenvolver capacidades relevantes para avaliar propostas, obter uma visão privilegiada e conscientização das oportunidades dos programas de financiamento da UE
  • desempenho fundamental no teste desta nova iniciativa, dando feedback à Comissão Europeia, e inspirando outros jovens a envolverem-se 

Destinatários

Podem candidatar-se a esta iniciativa estudantes atualmente matriculados num programa de mestrado, em qualquer disciplina, numa universidade de um Estado-Membro da UE. Estudantes de origens desfavorecidas e diversas ou pertencentes a grupos vulneráveis e marginalizados são particularmente incentivados a candidatar-se.

Como participar

Candidatura: se for elegível, pode candidatar-se preenchendo o seu perfil no Portal de Financiamento e Concursos Horizonte Europe. Inscreva-se em linha. Inclua uma breve descrição da motivação para se tornar um Jovem Observador, bem como uma carta de recomendação do orientador/professor.

Seleção: o processo de seleção é contínuo, desde a abertura do concurso (1 de abril de 2022) até ao encerramento do concurso (14 de dezembro de 2022). O convite aos Jovens Observadores será em diferentes momentos, de acordo com o calendário das avaliações. Uma vez selecionado, o Jovem Observador será convidado a participar nas avaliações do programa Horizonte Europa, que ocorrerão a partir de setembro de 2022. As avaliações abrangem todos os campos da ciência em sentido amplo, desde ciências sociais e humanas até ciências naturais e engenharia. As avaliações ocorrem em linha, mas em casos limitados pode ocorrer uma reunião de avaliação, em Bruxelas. Nesse caso, os custos de viagem e alojamento e uma ajuda de custo diária serão cobertos pela Comissão Europeia.

Avaliação: 

  • observar o processo de avaliação
  • participar num seminário dedicado ao processo de avaliação, bem como sobre questões práticas e éticas da candidatura
  • participar em reuniões de consenso e painéis como observador
  • redigir um breve relatório, descrevendo a sua perspetiva da avaliação enquanto Jovem Observador

Após a avaliação, poderá vir a ser convidado a participar em atividades organizadas por universidades e por outros parceiros, com o apoio da Comissão Europeia, para partilhar a sua experiência.

Prémio

Os jovens selecionados recebem um certificado «Jovem Observador», atribuído pela Comissão Europeia.


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.