Concurso "Juvenes Translatores"

Frase «Juvenes Translatores» sobre fundo amarelo

A Direção-Geral de Tradução da Comissão Europeia organiza o concurso de tradução "Juvenes Translatores" (latim para Jovens Tradutores). Todas as escolas do ensino secundário da União Europeia estão convidadas a inscrever-se e participar no concurso.

Objetivos

O Prémio visa a promoção do multilinguismo, demonstrar a importância da aprendizagem das línguas e suscitar o interesse por uma profissão essencial. Na edição de 2019, os participantes terão de traduzir um texto sobre o tema do contributo dos jovens para moldar o futuro da Europa.

Destinatários

O concurso dirige-se apenas a escolas secundárias. O concurso não está aberto a escolas que ensinem línguas em horário pós-laboral nem a organizações que ministrem cursos de línguas que não façam parte do currículo do ensino secundário.

As escolas devem preencher os seguintes critérios:

  • Estarem situadas num país da União Europeia;
  • Serem reconhecidas pelas entidades competentes de, pelo menos, um país da União Europeia;
  • Inscreverem dois a cinco concorrentes nascidos em 2002;
  • Terem acesso à Internet;
  • Disporem do equipamento informático necessário.

Como participar

As escolas interessadas em participar devem inscrever-se na plataforma do concurso entre as 11h00 (UTC) de 2 de setembro e as 11h00 (UTC) de 20 de outubro de 2019.

O concurso terá lugar no dia 21 de novembro de 2019, simultaneamente, em todas as escolas participantes. A partir deste ano, o concurso será efetuado em linha.

Cerimónia de Entrega de Prémios

Os vencedores serão convidados para a cerimónia de entrega dos prémios, que decorrerá em Bruxelas na primavera de 2020.

Juvenes Translatores 2019 - goes digital


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.