Concurso "My Life in Strips", edição 2021

My life in strips 2021

No âmbito do Programa Europa Criativa, o projeto READ ON - Reading for Enjoyment, Achievement and Development of yOuNg people constitui uma oportunidade para uma nova geração de leitores. O projeto visa apoiar e disseminar a paixão pela leitura nos jovens europeus, entre os 12 e os 19 anos, através do seu envolvimento ativo na reformulação das formas de vivenciar, partilhar e criar literatura.

O concurso "My Life in Strips" é uma iniciativa promovida pelo Projeto Europeu READ ON, através do Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté, um parceiro deste projeto. 

No ano letivo 2020/2021, o concurso implica a conceção e desenvolvimento de uma Banda Desenhada subordinada ao tema “My life/A minha vida".

Objetivos

  • Promover e apoiar o desenvolvimento de histórias em banda desenhada entre os jovens
  • Promover e apoiar jovens artistas/escritores, dando-lhes a oportunidade de criar novos trabalhos e de os partilhar na página web do projeto, assim como nos festivais de literatura
  • Fomentar a integração da literatura com outras formas de expressão artística

Destinatários

O concurso é dirigido a jovens com idades compreendidas entre os 12 e 19 anos de idade, sendo estes divididos em duas categorias:

  • C1 - Grupo etário 12-15;
  • C2 - Grupo etário 16-19.

Candidaturas

Os projetos devem ser realizados individualmente; cada jovem pode participar com mais do que um trabalho.

A inscrição e envio de trabalhos deverá ser realizada até 1 de março de 2021, através de e-mail readonportugal@gmail.com (atenção à qualidade da digitalização), ou entregue(s) em mão, nos serviços administrativos do AE Carlos Gargaté (Charneca de Caparica, Almada), ou através de correio para: Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté – Praceta Frederico de Freitas, 2825-002 Charneca de Caparica.

Prémios

Haverá um vencedor por cada categoria, que será premiado com um cheque oferta de uma empresa na área da cultura e/ou tecnologias, no valor de 100 EUR. Serão selecionados, ainda, mais 8 trabalhos, de modo a serem apresentados à fase internacional do concurso: "My life in Strips" onde competirão com propostas provenientes de outros países parceiros do projeto.

Os trabalhos vencedores ao nível internacional, em cada categoria, terão direito a um prémio a anunciar.

Critérios de apreciação

Os projetos a concurso serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

  • Respeito pelo tema;
  • Originalidade/Criatividade;
  • Qualidade das técnicas utilizadas.

Contacto

Qualquer dúvida sobre o concurso poderá ser colocada através do seguinte endereço de email: readonportugal@gmail.com.


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.

Documentos

Regulamento do concurso 2021
477.08 KB
Guia READ ON
1.65 MB