Concurso Nacional de Jovens Criadores, 2021

Jovens Criadores

O Concurso Nacional de Jovens Criadores é uma iniciativa do Gabinete do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto e do Instituto Português do Desporto e Juventude, em parceria com a Fundação da Juventude. Trata-se de um Concurso lançado, ao nível nacional, no âmbito do Programa “Jovens Criadores”, tendo como objeto as seguintes áreas a concurso: Arquitetura, Artes Plásticas, Banda desenhada e Ilustração, Cinema, Desenho de Equipamento, Dança, Desenho Gráfico, Escultura, Fotografia, Joalharia, Literatura, Moda, Música, Pintura e Teatro.

Objetivos

Ao nível nacional, este concurso visa apoiar a criação, produção e difusão de atividades culturais e artísticas, promover o desenvolvimento artístico de jovens criadores nacionais e incentivar a sua participação em atividades culturais e artísticas, no que diz respeito à promoção do gosto pela criação livre e do acesso ao direito à cultura.

Destinatários

Podem participar todos os jovens de nacionalidade portuguesa ou residentes em território nacional, com idade limite de 30 anos à data de 31.12.2021. As candidaturas poderão ser apresentadas individualmente ou em equipa, podendo cada equipa ser constituída por um máximo de 3 elementos. Nas categorias de música, teatro e dança, as equipas poderão ser constituídas até ao máximo de 10 elementos.

Nos projetos coletivos admitem-se concorrentes até 35 anos, à data de 31.12.2021, sempre que a média de idades do grupo não ultrapasse os 30 anos.

Como participar

Os trabalhos devem ser submetidos em linha, até às 18H00, dia 1 de julho de 2021.

Critérios de avaliação

O júri avaliará os processos de candidatura, segundo os seguintes critérios de avaliação:

  • A forma e o conteúdo da candidatura;
  • A originalidade e inovação do projeto;
  • A execução e os materiais utilizados devem garantir as boas condições e durabilidade no período da Mostra, de forma a não requerer manutenção ou vigilância.

Prémios

Serão atribuídos cinco prémios a cinco obras / projetos de diferentes áreas, no valor de 1 000 EUR cada. Do concurso resultará a seleção de 3 representantes para participarem num evento internacional, a definir pela organização do Concurso.

Contacto

Para mais informações, contactar por tel.: (+351) 223 393 530, ou por e-mail: jovenscriadores@fjuventude.pt.


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.

Documentos

Regulamento do concurso 2021
304.07 KB
Cartaz 2021
1003.29 KB