Concurso Nacional para Jovens Cientistas, 2024

Ver PDF
Concurso Nacional para Jovens Cientistas
Índice

O Concurso Nacional para Jovens Cientistas, desenvolvido pela Fundação da Juventude, desde 1992, visa promover os ideais da cooperação e de intercâmbio entre jovens cientistas, estimular o aparecimento de jovens talentos, através da realização de projetos científicos inovadores nas escolas, incentivando o empreendedorismo qualificado e favorecendo o aproveitamento económico do conhecimento científico e tecnológico.

Objetivos

  • Promover a realização de projetos científicos inovadores nas escolas
  • Incentivar o empreendedorismo qualificado e favorecer o aproveitamento económico do conhecimento científico e tecnológico
  • Promover os ideais de cooperação e intercâmbio - nacional e internacional - entre jovens cientistas e investigadores para estimular o aparecimento de jovens talentos nas áreas da Ciência, Tecnologia, Investigação, Inovação e Empreendedorismo

Destinatários

O Concurso destina-se a:

  • jovens entre os 15 e os 20 anos, estudantes do ensino secundário e superior (1.º ano de Licenciatura);
  • jovens (a título individual ou em grupo, até 3 elementos) com projetos de investigação, desenvolvidos no âmbito escolar/universitário.

Para ser admitido a concurso, cada projeto deve ter obrigatoriamente um(a) professor(a) coordenador(a) e uma escola afiliada, sendo cada equipa composta por 1 a 3 participantes.

Áreas a concurso

Os projetos devem enquadrar-se numa das seguintes áreas de estudo: Biologia, Ciências da Terra e do Ambiente, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Económicas, Engenharias e Tecnologias, Física, Matemática e Química.

Não são admitidos trabalhos que envolvam substâncias radioativas, materiais tóxicos e cancerígenos, experiências ou ensaios que causem deterioração das condições de vida de organismos vertebrados. Não serão permitidos projetos que incluam espécies protegidas por leis nacionais ou por convenções internacionais, nem organismos geneticamente modificados e sangue. Também não são permitidos trabalhos com microrganismos isolados a partir de amostras ambientais, a não ser que sejam manipulados em laboratório de segurança de classe 2.

Como participar

As candidaturas são efetuadas em linha até 15 de abril de 2024. 

Prémios

Os melhores projetos têm acesso à participação na Mostra Nacional de Ciência, em maio de 2024 e aos cinco melhores projetos são atribuídos prémios monetários:

  • 1.º Prémio – 1.250 euros;
  • 2.º Prémio – 1.000 euros;
  • 3.º Prémio – 750 euros;
  • 4.º Prémio – 600 euros;
  • 5.º Prémio – 400 euros.


Além dos prémios monetários, a Fundação da Juventude vai selecionar projetos para participar - com todas as despesas pagas - em algumas das principais feiras de ciência de todo o mundo, nomeadamente no Brasil, EUA, Itália, entre outros.

Serão ainda atribuídos prémios especiais, de acordo com as parcerias estabelecidas.

Contacto

Para mais informações, contacte Juliana Viegas Carvalho, através do e-mail: jviegas@fjuventude.pt, ou pelo tel.: +351 912 644 233.


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.

Documentos

Regulamento do concurso 2024
256.87 KB
Vencedores do concurso 2023
768.3 KB
...loading...