Concurso Nacional para Jovens Cientistas, 2022

30º Concurso Nacional para Jovens Cientistas

O Concurso Nacional para Jovens Cientistas é desenvolvido pela Fundação da Juventude, desde 1992, tendo como objetivos promover os ideais de cooperação e intercâmbio entre jovens cientistas e investigadores, estimulando o aparecimento de jovens talentos nas áreas da Ciência, Tecnologia, Investigação e Inovação.

Objetivo

  • Promover a realização de projetos científicos inovadores nas escolas
  • Incentivar o empreendedorismo qualificado e favorecer o aproveitamento económico do conhecimento científico e tecnológico
  • Promover os ideais de cooperação e intercâmbio - nacional e internacional - entre jovens cientistas e investigadores para estimular o aparecimento de jovens talentos nas áreas da Ciência, Tecnologia, Investigação, Inovação e Empreendedorismo

Destinatários

Este concurso é dirigido a todos os jovens estudantes que, em ambiente escolar, desenvolvem projetos de investigação, e estão a frequentar o ensino básico, secundário ou o primeiro ano do ensino superior, em Portugal, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos.

São admitidos a Concurso projetos individuais ou em grupo, com o máximo de 3 elementos. Cada projeto deve ter um professor coordenador. 

Áreas a concurso

Os projetos devem enquadrar-se numa das seguintes áreas de estudo: Biologia; Ciências da Terra; Ciências do Ambiente; Ciências Médicas; Ciências Sociais; Economia; Engenharias; Física; Informática/Ciências da Computação; Matemática, Química e Bioeconomia.

Como participar

Os projetos devem ser submetidos em linha, até 20 de maio de 2022, no portal www.fjuventude.pt. Cada escola poderá submeter até um máximo de 10 trabalhos. 

Candidatura

A candidatura é submetida eletronicamente através do formulário em linha, até 26 de julho de 2021. Cada escola poderá submeter até um máximo de 10 trabalhos. 

Prémio

São cinco os prémios principais a atribuir aos alunos dos projetos selecionados:

  • 1º Prémio – 1.250 euros;
  • 2º Prémio – 1.000 euros;
  • 3º Prémio – 750 euros;
  • 4º Prémio – 600 euros;
  • 5º Prémio – 400 euros.

Promove ainda a visibilidade dos Jovens Cientistas junto da comunidade científica, ao nível nacional e internacional; dá acesso à participação na 16ª Mostra Nacional de Ciência, a 18, 19 e 20 de julho de 2022; e dá acesso à participação nos melhores certames científicos internacionais.

Contacto

Para mais informações, contacte a Fundação da Juventude, através dos e-mails: schaves@fjuventude.pt | geral@fjuventude.pt, ou pelo telemóvel +351 967 450 612.


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.

Documentos

Regulamento do concurso 2022
77.33 KB
Cartaz 2022
1.78 MB
Guia de candidatura 2022
484.83 KB