Concurso Nacional para Jovens Cientistas | Fundação da Juventude / Ciência Viva

Logótipo do Concurso Nacional para Jovens Cientistas

O Concurso Nacional para Jovens Cientistas é desenvolvido, em Portugal, pela Fundação da Juventude, desde 1992. A 28.ª edição do concurso (2020) é organizada em colaboração com a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

Objetivo

De âmbito nacional, este concurso pretende promover a realização de projetos científicos inovadores nas escolas, incentivar o empreendedorismo qualificado e favorecer o aproveitamento económico do conhecimento científico e tecnológico.

Destinatários

Podem participar neste concurso estudantes, a frequentar o ensino básico, secundário ou o primeiro ano do ensino superior, em Portugal, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos. São admitidos a concurso projetos individuais ou realizados em grupo, com o máximo de 3 elementos. 

Como participar

Os projetos devem enquadrar-se numa das seguintes áreas de estudo: Biologia; Ciências da Terra; Ciências do Ambiente; Ciências Médicas; Ciências Sociais; Economia; Engenharias; Física; Informática/Ciências da Computação; Matemática, Química e Bioeconomia. Cada escola poderá submeter até um máximo de 6 trabalhos.

Candidatura

A candidatura é submetida eletronicamente através do formulário em linha.

Prémio

Os prémios principais são financiados pela Ciência Viva: 

  • 1.º Prémio no valor de 1 250 EUR
  • 2.º Prémio no valor de 1 000 EUR
  • 3.º Prémio no valor de 750 EUR
  • 4.º Prémio no valor de 600 EUR
  • 5.º Prémio no valor de 400 EUR

Serão ainda atribuídos prémios especiais de acordo com as parcerias que a Fundação da Juventude conseguir para 2020. Os prémios especiais não podem acumular com nenhum dos prémios principais.

O concurso prevê ainda a atribuição do Prémio Especial Professor(a) Coordenador(a) do 1.º Prémio, no valor de 400 EUR, para distinguir o empenho e a dedicação no acompanhamento do projeto, valorizando a experimentação e a investigação aplicadas em processos educativos.

Contactos

Susana Chaves

Telf.: (+351) 223 393530
Telm.: (+351) 967 450 612

Email:  schaves@fjuventude.pt


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respectiva entidade, cujo contacto se encontra no sítio Internet do concurso.
Regulamento 2020
152.84 KB
Brochura desdobrável
603.17 KB
Guia de candidatura
494.77 KB
Adenda ao concurso
118.59 KB