Concurso «Nomeie a nova Constelação Espacial da UE»

Concurso «Nomeie a nova Constelação Espacial da UE»

O Ano Europeu da Juventude vai para além do nosso planeta! Imagine se pudesse dar um nome ao mais novo projeto espacial desenvolvido pela União Europeia: levar a Internet de alta velocidade e serviços de comunicação segura à Europa, África?

A Comissão Europeia acaba de lançar o concurso «Nomeie a nova Constelação Espacial da UE» (Name the new EU Space Constellation), em que convida estudantes dos países da UE e da União Africana a propor um nome para o seu sistema de conectividade segura, baseado no espaço 🚀.

Objetivo

O grande objetivo desta iniciativa é aproximar as pessoas e os povos. Juntamente com os programas Copernicus e Galileo, este novo sistema será o terceiro pilar do Programa Espacial da UE, reunido dados e serviços de satélite para abordar as questões mais prementes da atualidade: alterações climáticas, transições verdes e digitais, segurança e resiliência.

No âmbito do Ano Europeu da Juventude 2022, o concurso constitui uma grande oportunidade para os jovens com ideias criativas e originais de encontrarem um nome que capte o espírito desta nova iniciativa, a sua inovação tecnológica e a sua dimensão UE-África. Uma oportunidade de se tornar parte da aventura espacial europeia.

Destinatários

Os candidatos devem:

  • ser cidadãos de um Estado-Membro da UE, de um país candidato à UE, do Espaço Económico Europeu (EEE), da Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA), ou da União Africana;
  • estar matriculado numa universidade da UE ou africana, no ano letivo de 2021/2022;
  • permitir que a União Europeia tenha todos os direitos de propriedade intelectual sobre o nome proposto.

Elegibilidade

O nome proposto deve:

  • refletir as especificidades da iniciativa de conectividade segura;
  • ser compreensível pelos cidadãos europeus, independentemente da sua língua materna;
  • ser livre de direitos e não estar vinculado a nenhum direito de autor existente;
  • serão atribuídos pontos adicionais às propostas que reflitam com sucesso a dimensão africana da iniciativa.

Como participar

A participação pode ser individual ou em equipa até 3 membros. O concurso decorre de 7 de junho a 31 de julho de 2022. Preencha o formulário aqui, em alemão, inglês ou francês.

As explicações devem ser curtas e diretas - máximo 500 caracteres para descrever o raciocínio da proposta e demonstrar que o seu nome é o vencedor!

Prémio

A proposta vencedora será anunciada ainda em 2022. O(s) vencedor(es) será(ão) convidado(s) para o evento de encerramento do Ano Europeu da Juventude, bem como para um dia de visita às instituições da UE.


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.