Concurso "Reciclar é na Boa!", 2021

Reciclar é na boa

A Academia Ponto Verde é o projeto educativo da Sociedade Ponto Verde para a Comunidade Escolar, uma plataforma em linha que permite dinamizar o desenvolvimento de iniciativas de promoção da reciclagem de embalagens e implementar ações, nas escolas e na comunidade, num compromisso de proteção do ambiente. Esta plataforma constitui um espaço onde professores e alunos encontram informação, recursos e desafios e tudo o que precisam para dinamizarem atividades de educação, sensibilização ou ação, em torno da reciclagem de embalagens.

O Concurso “Reciclar é na Boa!”, promovido pela Academia Ponto Verde, tem o apoio e a parceria da Secretaria de Estado do Comércio, Serviços e Consumidor, da Agência Portuguesa do Ambiente, da Representação da Comissão Europeia em Portugal, do Centro de Informação Europeia Jacques Delors e da Escola Amiga da Criança, reconhecendo a sua importância pedagógica no âmbito da formação cívica nacional e europeia das camadas mais jovens.

Objetivo

O Concurso tem como finalidade promover a sensibilização para o tema da reciclagem e promover a separação das embalagens usadas na comunidade escolar como um gesto simples e um hábito diário, através da participação saudável e premiando as Escolas mais empenhadas.

Elegibilidade

O Concurso destina-se à comunidade escolar (professores e alunos) do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico, Ensino Secundário e Profissional, sem limite do número de professores e alunos envolvidos na participação de cada escola.

Como participar

Caso assumam o compromisso de ser uma Escola Recicla+, a escola e os alunos vão ter a possibilidade de participar num concurso de criação artística e implementar um plano de ação para aumentar a reciclagem no respetivo estabelecimento de ensino, além de realizarem uma atividade na comunidade envolvente, designadamente um “Vox-pop” ou uma “Gincana da Reciclagem”. Neste programa, os prémios incluem uma visita à escola com um roadshow, uma noite no zoo ou uma viagem ao Parlamento Europeu.

Já no modelo de participação livre é possível escolher um ou mais desafios que podem ser realizados de forma individual ou em grupo. Neste contexto, os professores e alunos inscritos podem realizar jogos interativos e participar numa série de atividades que vão desde ser “Youtuber da Reciclagem”, “Maratonistas da Reciclagem” ou realizar “O Desenhário da Reciclagem”. Os melhores recebem vários brindes.

Candidatura

As inscrições podem ser feitas em linha, sendo que o modelo de participação é flexível e adaptado à disponibilidade das escolas. Podem participar nos desafios que quiserem. Mas, se o compromisso com a reciclagem for sério, a recompensa também melhora. O período de inscrições decorre de 26 de setembro a 31 de dezembro de 2021.

Júri

O júri de avaliação será composto por elementos da Sociedade Ponto Verde, da equipa da Academia Ponto Verde e parceiros/personalidades convidadas.

Contacto

Os pedidos de informação ou esclarecimento sobre o Prémio devem ser dirigidos através do e-mail: academia@pontoverde.pt.