Concurso «um mar de ideias - como é que vês o oceano daqui a 20 anos?»

Para celebrar os 20 anos de existência, a Agência Europeia de Segurança Marítima (European Maritime Security Agency, EMSA) lançou o Concurso «um mar de ideias - como é que vês o oceano daqui a 20 anos?», com o objetivo de consciencializar os alunos das escolas, os futuros guardiões dos mares e oceanos. 

Objetivo

Pretende-se que os alunos aprendam sobre o mundo do transporte marítimo e a sustentabilidade dos oceanos e que usem a sua criatividade para expressar a sua visão de como serão os nossos oceanos daqui a duas décadas.

Destinatários

Todas as escolas primárias sedeadas na área metropolitana de Lisboa e que fazem parte da rede Escola Azul estão convidadas a participar, criando uma obra de arte, com base no tema do concurso.

O trabalho artístico pode ser realizado em qualquer formato, desde que seja criativo e original, e que permita às crianças expressar a sua criatividade e imaginação! Alguns exemplos podem incluir:

  • Um cartaz;
  • Uma representação artística;
  • Uma pintura;
  • Fotografias;
  • Um vídeo (em formato digital). 

As obras apresentadas devem ser criadas por uma turma ou grupo de alunos (é permitida mais do que uma participação por turma, desde que seja uma obra realizada por mais do que um aluno. O objetivo é permitir que as crianças aprendam e criem algo em conjunto).

Como participar

Os professores serão apoiados neste concurso com pacotes de aprendizagem para uso em sala de aula e que consistem em:

  • Quatro cartazes para exibição nas salas de aula, cada um sobre um tema específico de transporte marítimo ou oceânico;
  • Quatro conjuntos de apresentações PowerPoint, cada um ligado ao tema dos cartazes, com recursos de aprendizagem e vídeos incorporados;
  • Uma lista de links, para posterior discussão em turma.

Para solicitar um pacote de aprendizagem completo, os professores devem enviar um e-mail para: childrenscompetition2022@emsa.europa.eu.

Devem preencher o formulário em linha, indicando claramente o nome da escola e da turma (ou turmas) participante. 

Se for submetida uma pintura, uma representação artística ou qualquer tipo de obra de arte que não seja em formato digital e não possa ser enviada por e-mail, pode anexar uma fotografia da mesma, através do formulário e enviar a obra de arte original por correio em separado para:

Agência Europeia de Segurança Marítima
Praça Europa 4
Cais do Sodré
1249-206 LISBOA, Portugal

O prazo para a apresentação de trabalhos é 21 de março de 2022.

Júri

Um júri composto por funcionários da Agência e peritos externos avaliará todas as participações, com base num conjunto de critérios pré-definidos e atribuirá um primeiro, segundo e terceiro lugares de entre todas as obras de arte recebidas.

O júri reunir-se-á no início de abril para decidir os vencedores e fará a sua avaliação de acordo com os seguintes critérios:

  • Compatibilidade do trabalho artístico com o tema do concurso;
  • Criatividade;
  • Originalidade;
  • Mérito artístico.

Prémio

As fotografias de todas as participações serão publicadas nos canais de comunicação social e no portal da EMSA, através de uma campanha especial de comunicação centrada em torno deste concurso. Posteriormente, será realizada uma exposição especial, com todas as participações enviadas.

O primeiro, segundo e terceiro lugares serão convidados para a cerimónia de entrega de prémios, a realizar na sede da EMSA, em Lisboa, no dia 9 de Maio (Dia da Europa) para receberem os troféus. Os alunos vencedores vão poder fazer uma visita guiada ao edifício para verem o trabalho da EMSA em ação!


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade coordenadora do prémio.