Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência, 2023

Ver PDF
Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência, 2023
Índice

Na sequência do Protocolo celebrado entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a L’Oréal Portugal e a Comissão Nacional da UNESCO, em novembro de 2003, foi criado o concurso para atribuição de quatro Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência, em 2004, com o objetivo de promover a participação das mulheres na Ciência, incentivando as mais jovens e promissoras cientistas, em início de carreira. Para a prossecução deste objetivo são instituídas, anualmente, quatro “Medalhas de Honra”.

Objetivos

As Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência destinam-se à realização de estudos avançados de investigação científica, ao nível de pós-doutoramento, numa instituição do sistema nacional de Ciência &Tecnologia, no domínio das Ciências, Engenharias e Tecnologias para a Saúde ou para o Ambiente.

Destinatários

Podem candidatar-se todas as doutoradas que tenham obtido o grau de doutoramento há menos de 5 anos até à data de abertura do concurso e que não completem, até ao final do ano em curso, mais de 35 anos.

Para efeitos do concurso, os limites acima indicados são prolongados, consoante o número de filhos das candidatas (1 ano por cada filho), desde que incluídos na candidatura os documentos de identificação (digitalizados) dos respetivos filhos.

Como participar

As candidaturas, contendo propostas originais de investigação científica, devem ser apresentadas entre o dia 5 de setembro e as 17 horas (hora de Lisboa) do dia 10 de outubro de 2023, através do preenchimento do formulário eletrónico.

As propostas de trabalhos submetidas a concurso devem estar centradas no trabalho de investigação a ser desenvolvido pela candidata (ainda que o mesmo possa estar integrado num projeto de investigação mais vasto), com duração prevista entre 12 e 24 meses, e com data de início dos trabalhos prevista entre 1 de setembro de 2023 e 31 de janeiro de 2024.

Não são aceites propostas de trabalhos que no seu desenvolvimento envolvam atividades que causem sofrimento a animais.

No formulário de candidatura devem ser carregados os seguintes documentos:

  • Curriculum vitae com lista detalhada de publicações científicas;
  • Carta de recomendação do orientador científico;
  • Cartão do Cidadão ou outro documento de identificação legal;
  • Certificado de conclusão do doutoramento;
  • Cartão do Cidadão dos filhos ou outro documento de identificação legal, se aplicável.

Critérios de avaliação

A avaliação será efetuada por um Júri constituído para o efeito, formado por cientistas de reconhecido mérito no domínio das áreas do concurso.

Não são aceites propostas de trabalhos que no seu desenvolvimento envolvam atividades que causem sofrimento a animais, cabendo ao Júri do concurso deliberar sobre esta matéria. Caso a experimentação animal seja um recurso imprescindível para a concretização dos objetivos do trabalho proposto, o mesmo deve ser previamente aprovado por parte da Comissão de Ética da instituição, onde o trabalho será desenvolvido, podendo ser exigido à candidata a apresentação de prova da mesma.

Prémios

O valor unitário de cada Medalha de Honra é de 15.000 euros, atribuído numa prestação única e poderá ser aplicado livremente pela candidata distinguida no desenvolvimento do trabalho de investigação proposto, na divulgação dos resultados obtidos, ou noutra aplicação que considere relevante para a promoção da sua carreira de investigação.

Contacto

Para mais informações, contacte através do e-mail: mulheres.ciencia@fct.pt.


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.

Documentos

Regulamento do prémio 2023
720.11 KB
Edital 2023
216.95 KB
...loading...