Prémio Almirante Sarmento Rodrigues, 2023

Ver PDF
Prémio Almirante Sarmento Rodrigues, 2023
Índice

O Prémio Almirante Sarmento Rodrigues destina-se a impulsionar e a dinamizar a pesquisa, a investigação científica e o estudo da história das atividades marítimas dos Portugueses.

O prémio é concedido pela Academia da Marinha, em anos alternados.

Objetivo

Este Prémio destina-se a impulsionar e dinamizar a pesquisa, a investigação e o estudo da história das atividades marítimas dos Portugueses.

Destinatários

Os candidatos devem ser cidadãos nacionais ou estrangeiros que apresentem trabalhos originais nos domínios referidos. Consideram-se originais trabalhos inéditos ou cuja publicação tenha sido concluída no ano a que se refere o concurso ou no ano anterior.

Elegibilidade

  • Os trabalhos concorrentes deverão corresponder na extensão e sistematização ao exigido tradicionalmente para as dissertações universitárias ou prémios de outros Academias
  • Não são admitidos a concurso obras ou trabalhos que tenham sido remunerados ou subsidiados, direta ou indiretamente, ou ainda que já tenham sido premiados pela Academia de Marinha

Como participar

Os concorrentes devem entregar quatro exemplares do trabalho, datilografado ou impresso em português, espanhol, francês ou inglês, acompanhados do seu Curriculum Vitae, podendo ser devolvidos dois exemplares ao seu autor desde que levantados até quatro meses depois do anúncio do prémio.

Os trabalhos a concurso devem ser entregues na Academia Militar, até às 16h30 do dia 29 de setembro de 2023 (sexta-feira).

Júri

O Júri tem a seguinte composição:

  • Presidente: Presidente da Academia de Marinha
  • Vogais:
    • Vice-Presidentes da Academia de Marinha;
    • Representante da Academia de Ciências de Lisboa;
    • Representante da Academia Portuguesa de História;
    • Dois membros efetivos da Academia de Marinha;
    • Secretário-Geral da Academia de Marinha que desempenhará as funções de secretário do Júri.

O Júri pode agregar especialistas nacionais ou estrangeiros para discussão dos trabalhos apresentados, mas os mesmo não poderão participar na votação final, competência exclusiva do Júri.

Prémio

O Prémio é constituído por um diploma e uma quantia pecuniária no valor de 5.000 euros.


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.

Documentos

Regulamento do prémio
672.45 KB
Cartaz do prémio
304.25 KB
...loading...