Prémio A.M. Turing

Logótipo do Prémio A.M. Turing

O Prémio A.M. Turing, denominado “Prémio Nobel da Computação”, presta homenagem a Alan Mathison Turing, o matemático britânico que articulou a base matemática e os limites da computação.

 

Objetivos

O Prémio A.M. Turing atribuído anualmente pela Association for Computing Machinery (ACM) destina-se a premiar as  importantes realizações e contribuições técnicas e profissionais nas áreas da informática e da  tecnologia da informação.

 

Destinatários

O Prémio A.M. Turing reconhece os indivíduos mais destacados pelas suas contribuições duradouras de natureza técnica dirigidas à comunidade de computação". Estas contribuições incluem-se em diversas dimensões da computação, desde a inteligência artificial, análise numérica, bancos de dados, linguagens de programação, análise de algoritmos até aos sistemas operacionais, entre outros.

 

Como participar

As indicações para o Prémio A.M. Turing devem ser enviadas usando o formulário de indicação em linha até ao dia 15 de Janeiro de 2020.

 

Prémio

O Prémio A.M. Turing é atribuído anualmente no mês de Junho no ACM Awards Banquet e tem o valor de 1 milhão de dólares, juntamente com as despesas de viagem até à cerimónia. O Prémio tem um apoio financeiro suportado pela Google.

 

Vencedores das Edições Anteriores

A ACM premiou Yoshua Bengio, Geoffrey Hinton e Yann LeCun como beneficiários do Prémio A.M. Turing de 2018 por «conceptual and engineering breakthroughs that have made deep neural networks a critical component of computing».

 


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respectiva entidade, cujo contacto se encontra no sítio Internet do concurso.