Prémio António Dornelas, 2024

Ver PDF
Prémio António Dornelas, 2024
Índice

No âmbito das comemorações do centenário do Ministério do Trabalho e da Previdência Social, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS), em 2017, procedeu à criação do Prémio António Dornelas.

O prémio constitui uma homenagem ao professor universitário António Dornelas (1951-2013), sociólogo, especialista em assuntos laborais, coordenador do Livro Verde das Relações Laborais de 2006, investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, assessor do Presidente da República para o Trabalho e Assuntos Sociais e Secretário de Estado do Trabalho e Formação.

Objetivo

Os trabalhos ou estudos apresentados e que possam vir a ser galardoados poderão revestir-se de uma componente mais prospetiva de análise e avaliação de políticas públicas, ou assumir um caráter mais inovador, em uma ou mais áreas ou ainda apresentarem-se sob forma de inovação em metodologias estatísticas.

Destinatários

  • Estudantes, investigadores e docentes universitários de qualquer instituição do ensino superior
  • A candidatura pode ser individual ou coletiva

Trabalhos a concurso

  •  Artigos/papers, teses de mestrado/doutoramento em qualquer uma ou várias áreas de intervenção do Ministério, a saber: emprego, formação profissional, relações laborais e condições de trabalho, solidariedade e segurança social, nomeadamente sobre políticas sociais de combate à pobreza e de promoção da inclusão social, de natalidade e de apoio à família e a crianças e jovens em risco, de apoio a idosos, bem como de inclusão das pessoas com deficiência
  • Apresentação, preferencialmente, em língua portuguesa, mas também poderá ser em língua inglesa

Como participar

Através do preenchimento do formulário 2024, a ser submetido através do e-mail gep.eventos@gep.mtsss.pt, acompanhado do projeto a concurso e de documento emitido pela instituição de ensino superior respetiva que ateste a qualidade de estudante, docente ou investigador dos respetivos candidatos.

Candidatura

O prazo para a apresentação das candidaturas decorre até 31 de janeiro de 2024, relativo a trabalhos realizados no ano anterior.

Critérios de classificação

  • Relevância e caráter inovador do trabalho face aos recentes trabalhos desenvolvidos na área científica e técnica em que se apresenta a concurso
  • Contributo e grau de adequação em matéria de avaliação e formulação de políticas
  • Produção de conhecimento incorporável e suscetível de ser apropriado pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
  • A qualidade técnica ou técnico -científica do estudo
  • Grau de robustez dos dados utilizados
  • Recurso a fontes do MTSSS

Prémio

O prémio tem caráter anual e consiste na atribuição de uma prestação pecuniária no valor de 2.000 euros. Podem ser atribuídos até ao máximo de quatro prémios anuais. Pode haver lugar à atribuição de menções honrosas quando o júri considere existirem trabalhos apresentados que o justifiquem, não conferindo direito à atribuição de qualquer prestação pecuniária. O prémio pode ser atribuído a título póstumo. A lista dos premiados é divulgada nas páginas eletrónicas do Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) e do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS).


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.

Documentos

Regulamento do prémio
213.73 KB
...loading...