Prémios Capital Europeia da Inovação (iCapital), 2024

Ver PDF
European Capital of Innovation Awards (iCapital)
Índice

As cidades são o lugar natural da inovação, dando espaço para refletir, propor, testar novas ideias e produtos e, assim, melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes. Na Europa, estima-se que até 2050 quase 85% dos europeus viverão em cidades. A capacidade das cidades para absorver esta crescente procura de serviços e consumo de recursos será fundamental para garantir a sua sustentabilidade e resiliência.

Os Prémios Capital Europeia da Inovação (iCapital) (European Capital of Innovation Awards (iCapital)) foram lançados em 2014 para premiar as cidades europeias, suficientemente corajosas para abrir as suas práticas de governação à experimentação, impulsionar a inovação, ser um modelo para outras cidades e ultrapassar os limites da tecnologia em benefício de seus cidadãos.

Objetivos

Os prémios visam distinguir cidades que contribuam para ecossistemas de inovação abertos e dinâmicos, que envolvam cidadãos no processo de decisão e que utilizem a inovação para melhorar a sustentabilidade das suas cidades.

Destinatários

Para serem elegíveis, as cidades candidatas devem cumprir todos os seguintes critérios:

  • estar localizadas num dos Estados-Membros da UE ou num dos Países associados ao Programa Horizonte Europa;
  • Para a categoria de Capital Europeia da Inovação, a cidade candidata deve ter uma população de, no mínimo, 250.000 habitantes. Em países onde não há cidades tão grandes, as maiores cidades são elegíveis, desde que a sua população seja de, no mínimo, 50.000 habitantes;
  • Para a categoria Cidade Europeia da Inovação Crescente, as vilas e cidades devem ter uma população de 50.000 até 249.999 habitantes;
  • Os vencedores das edições anteriores dos Prémios, bem como vice-campeões da edição organizada um ano antes da edição atual não são elegíveis. Isto não se aplica a cidades finalistas anteriores;
  • Os candidatos que já tenham recebido um prémio da UE e/ou Euratom não podem receber um segundo prémio pelas mesmas atividades.

Como participar

As candidaturas devem ser submetidas até 18 de junho de 2024, 17h00, CET. Candidatura à Categoria Capital Europeia da Inovação. Candidatura à Categoria Cidade Europeia de Inovação Emergente.

Critérios de seleção

  • Experimentação
  • Escalada
  • Construção de ecossistemas
  • Expansão
  • Visão inovadora da cidade

Categorias e Prémios

A categoria Capital Europeia da Inovação destina-se a cidades com uma população mínima de 250.000 habitantes e premeia o vencedor com 1.000.000 euros e os dois segundos classificados com 100.000 euros cada.

A categoria Cidade Europeia de Inovação Emergente destina-se a vilas e cidades com uma população de 50.000 até 249.999 habitantes e recompensa o vencedor com 500.000 euros e os dois segundos classificados com 50.000 euros.

Participação nacional

  • 2023 - Lisboa é cidade vencedora, na categoria Capital Europeia da Inovação, com o projeto Unicorn Factory Lisboa - em apenas 2 anos, este projeto atraiu 54 novos centros tecnológicos para Lisboa vindos de 23 países, anunciou 10.000 postos de trabalho, lançou 13 programas de incubação e aceleração, triplicou o número de start-ups incubadas e posicionou a cidade em indústrias tão distintas como a saúde digital, as tecnologias “Web 3” ou a inteligência artificial
  • 2022 - Aveiro foi cidade finalista, na categoria Cidade Europeia da Inovação Crescente 
  • 2021 - Cascais ganhou o 2º lugar
  • 2018 - Lisboa foi uma das cidades finalistas

Contacto

Para mais informações, contacte através do e-mail: EISMEA-ICAPITAL@ec.europa.eu.

Vídeo


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.
...loading...