Concurso Capital Europeia de Turismo Inteligente, 2025

Ver PDF
Miniatura
Índice

O turismo é a terceira maior atividade socioeconómica da UE, representando cerca de 10% do PIB da UE. O setor desempenha um papel crucial na geração de crescimento e empregos, possuindo um potencial inexplorado, especialmente na área de turismo inteligente. Inovação, acessibilidade e sustentabilidade são o futuro do turismo.

O Concurso Capital Europeia do Turismo Inteligente (European Capital of Smart Tourism) é uma iniciativa da União Europeia, financiada pelo programa COSME. A iniciativa visa fortalecer o desenvolvimento inovador gerado pelo turismo, nas cidades europeias e arredores, aumentando a atratividade e promovendo o crescimento económico e a criação de empregos. 

Uma capital turística inteligente é definida como um destino que facilita o acesso a produtos, serviços, espaços e experiências de turismo e hospitalidade por meio de 
tecnologias de comunicação e informação. Também implementa soluções inovadoras e inteligentes e fomenta o desenvolvimento de negócios empresariais.

Objetivos

O concurso reconhece realizações notáveis no turismo inteligente nas cidades europeias. O turismo inteligente responde a novos desafios e solicitações num setor em rápida mudança, incluindo: evolução de ferramentas, produtos e serviços digitais; oportunidades iguais e acesso para todos os visitantes; desenvolvimento sustentável da área local; e apoio às indústrias criativas, talentos e patrimónios locais.

Destinatários

  • O concurso está aberto aos Estados-Membros da UE e aos países que participam no programa COSME
  • As cidades devem ter mais de 100.000 habitantes
  • Em países sem cidades com mais de 100.000 habitantes, é elegível a maior cidade. Para pequenos estados com número de habitantes abaixo de 1 milhão até 31 de dezembro de 2023, podem concorrer cidades com mais de 10.000 habitantes
  • Por “cidade” entende-se uma área urbana (excluindo conurbações), como uma unidade administrativa regida por um conselho municipal ou outra forma de órgão eleito
  • O signatário da candidatura deve ser o Presidente da Câmara Municipal ou o representante, com mais alto escalão, autorizado pela legislação nacional a representar legalmente a cidade

Categorias

As cidades participantes são valorizadas nas seguintes áreas:
  • Acessibilidade;
  • Sustentabilidade;
  • Digitalização;
  • Criatividade e Património Cultural.

Como participar

O prazo de candidatura decorre de 5 de março a 31 de maio de 2024, 17h00, CET. As candidaturas devem ser submetidas em linha, em qualquer língua oficial da União Europeia.

Critérios de seleção

  • Quão inteligentes e viáveis são as medidas implementadas?
  • Quão convincente é a abordagem estratégica em termos de ações sustentáveis? Quão duráveis são as medidas ao longo do tempo?
  • Quão inclusivas são as medidas implementadas para diferentes grupos sociais?
  • Existe um sistema de indicadores destinados a determinar a eficácia das medidas? 

Prémios

O vencedor do título de Capital Europeia do Turismo Inteligente 2025 receberá apoio especializado de comunicação e branding na promoção do seu destino nos meios de comunicação social e em linha, uma escultura para o centro da sua cidade, um vídeo promocional representando o seu destino e práticas de turismo inteligente, e muitos outras ações promocionais da UE que visam aumentar a visibilidade da cidade e aumentar o número de visitantes.

Contacto

Para mais informações, contacte através do e-mail: info@SmartTourismCapital.eu.


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respectiva entidade, cujo contacto se encontra no sítio Internet do concurso.
...loading...