Prémio Capital Europeia de Turismo Inteligente, 2022

Miniatura

O Prémio Capital Europeia do Turismo Inteligente é uma iniciativa da UE, financiada pelo programa COSME. A iniciativa visa fortalecer o desenvolvimento inovador gerado pelo turismo nas cidades europeias e arredores, aumentando a atratividade e promovendo o crescimento económico e a criação de empregos. 

Objetivos

O prémio reconhece realizações notáveis no turismo inteligente nas cidades europeias. O turismo inteligente responde a novos desafios e solicitações num setor em rápida mudança, incluindo a evolução de ferramentas, produtos e serviços digitais; oportunidades iguais e acesso para todos os visitantes; desenvolvimento sustentável da área local; e apoio às indústrias criativas, talentos e patrimónios locais.

A pandemia COVID-19 teve um impacto significativo na indústria do turismo. Com muitas cidades e destinos à procura da recuperação e do novo crescimento, é relevante desenvolver e implementar práticas de turismo inteligentes, em linha com a transição verde e digital.

Destinatários

Podem concorrer cidades da União, com uma população de mais de 100 000 habitantes. Nos países que não tenham cidades com mais de 100 000 habitantes, é elegível a concurso a maior cidade desse país.

Categorias

O Prémio valoriza as cidades participantes nas seguintes áreas:
  • Sustentabilidade;
  • Digitalização;
  • Património Cultural e Criatividade;
  • Acessibilidade.

Como participar

O prazo de candidatura decorreu de 22 de abril a 16 de junho de 2021, 16.00 e eram submetidas em linha. As candidaturas podiam ser feitas em qualquer língua oficial da União Europeia.

Prémio

Duas cidades são distinguidas com o título de Capital Europeia de Turismo Inteligente 2022​. Outras quatro cidades recebem Prémios Europeus de Turismo Inteligente por concretizações notáveis numa das categorias.

As cidades finalistas serão convidadas para a Reunião do Júri Europeu e para a Cerimónia de Premiação. Ambos os eventos ocorrerão em outubro de 2022. O custo da viagem e estadia, para um máximo de quatro noites, para dois representantes por cidade finalista será coberto pelos organizadores.


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respectiva entidade, cujo contacto se encontra no sítio Internet do concurso.