Prémio CESE para a Sociedade Civil

Miniatura

O Comité Económico e Social Europeu (CESE) organiza desde 2006 o Prémio Sociedade Civil. Este prémio é anualmente atribuído a uma organização europeia não-governamental que contribua para a promoção da identidade e integração europeia.

O tema do prémio de 2019 é "Mais Mulheres na sociedade e na economia na Europa".

 

Objetivos

O objetivo do concurso é premiar e encorajar realizações e iniciativas das organizações da sociedade civil ou de indivíduos a todos os níveis (europeu, nacional, regional e local) que contribuam significativamente para a promoção da identidade e integração europeia.

Através deste prémio, o CESE procura sensibilizar para a contribuição substancial que as organizações ou indivíduos da sociedade civil podem trazer para a criação de uma identidade europeia e para uma cidadania que incorpore os valores partilhados da integração europeia.

 

Destinatários

O Prémio Sociedade Civil CESE destina-se a todas as organizações da sociedade civil, registadas oficialmente na União Europeia, que operem a nível local, nacional, regional ou europeu, bem como, a pessoas a título individual, cujo contributo substancial seja a criação de uma identidade e cidadania europeia, incorporando os valores partilhados que sustentam a integração europeia.

 

Como participar

As candidaturas devem ser apresentadas preenchendo o formulário da candidatura em linha. Em casos devidamente justificados ligados a problemas técnicos documentados, o CESE pode autorizar a candidatura mediante correio eletrónico, fax ou via postal. O prazo para envio de candidaturas termina no dia 6 de Setembro de 2019, sexta-feira às 10 horas, sendo que, os candidatos devem submeter a sua candidatura com antecedência.

 

Processo de seleção

De todos os projetos candidatos é elaborada uma lista de finalistas a partir da qual serão depois escolhidos os vencedores. Esta escolha fica a cabo de um júri, presidido pelo Presidente do CESE.

 

Prémio

O Comité prevê conceder um máximo de cinco prémios.

O valor do primeiro prémio é de 14.000 EUR. O montante dos restantes prémios é de 9.000 EUR.

 

Vencedores 2018

O primeiro prémio foi atribuído a "Tastes of Danube - Bread Connects" (Alemanha), um projeto que usa o tema do pão como património cultural intangível que une a população europeia na sua diversidade.

 


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respectiva entidade, cujo contacto se encontra no sítio Internet do concurso.

Documentos

Regulamento 2019
485.87 KB
Declaração de privacidade
358.24 KB
Declaração sobre compromisso de honra
439.42 KB