Prémio CESE para a Sociedade Civil, 2021

prémio CESE

O Comité Económico e Social Europeu (CESE) organiza, desde 2006, o Prémio para a Sociedade Civil, que visa recompensar e encorajar as iniciativas de organizações da sociedade civil e/ou de pessoas singulares que tenham contribuído significativamente para promover a identidade e a integração europeias.

O tema da edição do Prémio CESE para a Sociedade Civil 2021 é a ação climática.

Objetivos

O objetivo da edição 2021 do Prémio para a Sociedade Civil é recompensar iniciativas eficazes, inovadoras e criativas realizadas no território da UE para promover uma transição justa para uma economia hipocarbónica e resiliente às alterações climáticas.

Destinatários

O Prémio está aberto a todas as organizações da sociedade civil registadas oficialmente na União Europeia, que operem ao nível local, regional, nacional ou europeu. Está igualmente aberto a pessoas a singulares.

Elegibilidade

As iniciativas elegíveis devem ter sido implementadas ou estar ainda em curso. São excluídas as iniciativas cuja implementação não tenha começado à data de 30 de junho de 2021 (data-limite para a apresentação das candidaturas).

Como participar

As candidaturas devem ser apresentadas preenchendo o formulário em linha, com a declaração de honra, em anexo.

Critérios de atribuição 

  • Impacto a longo prazo - 35 pontos;
  • Participação e colaboração - 35 pontos;
  • Inovação e criatividade - 30 pontos.

Prémio

O CESE pretende atribuir, no máximo, cinco prémios. Primeiro prémio de 14 000 EUR. O segundo, terceiro, quarto e quinto prémios de 9 000 EUR.

A cerimónia de entrega dos prémios realiza-se a 8 e 9 de dezembro de 2021, durante a reunião plenária do CESE. Serão convidados para a cerimónia dois representantes por vencedor, sendo a viagem e o alojamento organizados pelo Comité.

Vencedores 2020

Na edição especial 2020 (Sociedade civil contra COVID-19), foram atribuídos 23 prémios, no valor de 10 000 EUR cada.

Portugal - Vizinhos à Janela (Neighbours at the Window) (categoria 23), uma iniciativa de bairro apresentada por Íñigo Hurtado, que trouxe algum alívio ao confinamento, através de exibições diárias nas varandas e entrega de comida para pessoas carentes.

Contactos

Para mais informações, contactar através do e-mail: civilsocietyprize.


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respectiva entidade, cujo contacto se encontra no sítio Internet do concurso.

Documentos

Regulamento do Prémio 2021
571.24 KB
Declaração de privacidade
482.49 KB
Declaração de honra
128.21 KB