Prémio CESE para a Sociedade Civil, 2023

Ver PDF
EESC Civil Society Prize
Índice

O Comité Económico e Social Europeu (CESE) organiza, desde 2006, o Prémio para a Sociedade Civil (EESC Civil Society Prize), que visa recompensar e encorajar as iniciativas de organizações da sociedade civil e/ou de pessoas singulares que tenham contribuído significativamente para promover a identidade e a integração europeias.

Durante e após a pandemia de COVID-19, a Europa registou um pico sem precedentes de doenças e perturbações mentais. A ansiedade e a depressão foram particularmente comuns entre os idosos e os grupos vulneráveis e, sobretudo, entre os jovens, com números que mostram que a taxa de sintomas depressivos mais do que duplicou entre as pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos em vários países europeus. 

Ao dedicar a edição de 2023 do prémio a este tema de importância capital, o CESE pretende reconhecer o papel vital da sociedade civil no tratamento e na prevenção dos problemas de saúde mental. A sociedade civil colmata lacunas nos sistemas de saúde pública, respondendo às necessidades únicas dos grupos vulneráveis. Graças às suas estreitas ligações com as comunidades locais, presta assistência de primeira linha, tanto formal como informalmente, chegando a populações frequentemente ignoradas.

Objetivo

O objetivo do prémio consiste em sensibilizar para o contributo que a sociedade civil pode dar para a criação de uma identidade e cidadania europeias, de uma forma que sustente os valores comuns em que se alicerça a integração europeia.

Destinatários

São elegíveis as candidaturas de quaisquer organizações da sociedade civil registadas oficialmente na União Europeia e que atuem ao nível local, regional, nacional ou europeu. O prémio está igualmente aberto a pessoas singulares que residam na UE, bem como a empresas registadas ou que operem na UE, desde que os seus projetos não tenham fins lucrativos.

Categorias

  • Capacitar os jovens
  • Sociedade civil europeia pela Ucrânia

Como participar

Todas as iniciativas e projetos elegíveis têm de ser realizados na UE. Devem já ter sido implementados ou estar ainda em curso, ficando excluídos os que estejam em fase de planeamento e cuja execução não tenha começado até à data de 30 de setembro de 2023.

As candidaturas devem ser apresentadas preenchendo o formulário em linha, até 30 de setembro de 2023, 10h00 CET.

Critérios de atribuição 

Categoria 1:

  • Impacto a longo prazo - 35 pontos;
  • Participação e colaboração - 35 pontos;
  • Inovação e criatividade - 30 pontos.

Categoria 2:

  • Impacto e eficiência - 70 pontos;
  • Inovação e criatividade - 30 pontos.

Prémio

O Comité pretende atribuir, no máximo, três prémios por categoria.

  • 1º prémio - 14.000 euros
  • 2º prémio - 8.000 euros
  • 3º prémio - 8.000 euros

Se o primeiro lugar for partilhado entre mais de um vencedor ex aequo, o montante de cada um dos primeiros prémios ascende a, respetivamente, 11.000 euros para os dois primeiros prémios e 10.000 euros para os três primeiros prémios. 

A cerimónia de entrega dos prémios realiza-se a 14-15 de dezembro de 2022, durante a reunião plenária do CESE. 

Vencedor nacional

Portugal - Vizinhos à Janela (Neighbours at the Window), uma iniciativa de bairro apresentada por Íñigo Hurtado, que trouxe algum alívio ao confinamento, através de exibições diárias nas varandas e entrega de comida para pessoas carentes.

Contacto

Para mais informações, contactar através do e-mail: civilsocietyprize@eesc.europa.eu.


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respectiva entidade, cujo contacto se encontra no sítio Internet do concurso.

Documentos

Regulamento do prémio 2023 [en]
212.28 KB
Declaração de privacidade [en]
108.79 KB
...loading...