Prémio Ciência 3Rs, edição 2020

Investigação e inovação

A Parceria Europeia para Abordagens Alternativas a Testes em Animais (EPAA) é uma colaboração voluntária entre a Comissão Europeia, Associações Comerciais Europeias e empresas de 8 setores industriais. A EPAA visa promover o desenvolvimento, a validação e a aceitação de abordagens alternativas de 3Rs (substituição, redução e aperfeiçoamento dos testes em animais).

Objetivo

O prémio de ciência 3Rs é concedido, a cada dois anos, a um cientista com uma excelente contribuição nesta área. Pretende promover a prestação positiva da indústria ou da academia, no sentido de incentivar mais cientistas a concentrarem a sua investigação nos objetivos dos 3Rs.

Destinatários

Podem candidatar-se cientistas que trabalhem com métodos alternativos para fins de testes reguladores. Os candidatos devem residir na Europa e ter até 10 anos de experiência após a licenciatura ou o mestrado.

Os candidatos devem enviar um estudo, baseado numa investigação real e com menos de 5 anos, que demonstre claramente como o método ou a abordagem se relacionam com estes testes.
 

Candidaturas

As candidaturas deverão ser efetuadas através do email grow-epaa@ec.europa.eu.

Critérios de seleção

  1. Impacto nos 3Rs 
  2. Inovação / contribuição para responder a uma necessidade científica urgente 
  3. Possibilidade de aplicação do método / abordagem para testes reguladores (incluindo segurança ou potência)
  4. Impacto na ciência da segurança
  5. Trabalho potencialmente aplicável a outros métodos, entre setores
  6. Reconhecimento internacional (trabalho publicado, publicação em periódicos...)

Júri

Um júri (composto por membros e representantes da EPAA) avalia as inscrições e transmite ao Comité Diretivo os resultados da avaliação, bem como uma recomendação sobre a classificação das candidaturas.

Prémio

A instituição do candidato vencedor recebe um prémio de 10 000 EUR.

O vencedor terá a oportunidade de apresentar o seu trabalho na Conferência Anual da EPAA, em novembro de 2020, reunindo reguladores, partes interessadas do setor, academia e sociedade civil. As viagens e acomodações são pagas pela EPAA.


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.