Prémio Construir uma Europa Transfronteiras, 2024

Ver PDF
Prémio construir fronteiras - CRE
Índice

O Comité das Regiões Europeu organiza o Prémio Construir uma Europa transfronteiras (Building Europe across borders Award) para reconhecer e dar visibilidade às melhores práticas dos Agrupamentos Europeus de Cooperação Territorial (AECT), na Europa. Este prémio é bienal e o ano 2024 marca a sexta edição.

O prémio pretende reconhecer as realizações concretas dos Agrupamentos existentes, mostrando o valor europeu deste instrumento e promovendo-os como exemplos para outros agrupamentos ou estruturas transfronteiriças, inter-regionais e transnacionais semelhantes.

Objetivos

O prémio visa promover os esforços empreendidos pelos órgãos de poder local e regional para dar resposta às diferentes necessidades dos seus cidadãos. O objetivo do prémio é sublinhar o papel destes agrupamentos como alavanca para o crescimento económico e a criação de emprego, proteção da natureza, e como promotores da educação, da inclusão social, do património cultural e da Cidadania Europeia.

Destinatários

Podem participar os Agrupamentos Europeus de Cooperação Territorial (AECT) estabelecidos antes de 1 de janeiro de 2023. 

Como participar

O prazo para apresentação de candidaturas decorre até 17 de abril de 2024, através do formulário em linha e enviado para o e-mail egtc@cor.europa.eu.

Critérios de avaliação

O Prémio terá em conta as medidas e projetos que contribuam para os seguintes aspetos:

  • impacto e resultado da ação, com base em indicadores quantificáveis que serão avaliados proporcionalmente à dimensão do AECT e às necessidades reais do território;
  • abordagem inovadora, dimensão transnacional e valor acrescentado europeu devido ao facto de a medida ter sido concebida e executada por um AECT;
  • possíveis sinergias com outros AECT;
  • aplicação do princípio da governação a vários níveis e da abordagem ascendente;
  • sustentabilidade e perenidade da medida, integração das medidas numa estratégia mais vasta para o território;
  • visibilidade junto do público, dos meios de comunicação social e do território do AECT;
  • possibilidade de transferência e reprodução enquanto boa prática;
  • promoção da União Europeia pelo AECT e pelos seus membros.

Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.

Documentos

Regulamento do prémio 2024 [en]
192.39 KB
...loading...