Prémio Criarte AEJ, 2022

O ano de 2022 foi designado como o «Ano Europeu da Juventude» visando dinamizar os esforços da União Europeia, dos Estados-Membros e das autoridades locais, regionais e nacionais, em conjunto com a sociedade civil, de capacitar, honrar, apoiar e dialogar com os jovens, numa perspetiva de pós-pandemia COVID-19, tendo em vista um impacto positivo a longo prazo.
O Ano Europeu da Juventude 2022, entre vários objetivos, coloca em evidência a importância da juventude europeia para a construção de um futuro melhor e o seu papel na construção da visão, dos valores e dos princípios europeus, salientando que é o momento de avançar com confiança e esperança numa perspetiva pós-pandemia.
O Prémio Criarte AEJ, 2022 visa promover e estimular, junto dos e das jovens, a partir do 3.º ciclo, a criação literária ou artística alusiva ao AEJ, premiando os trabalhos mais criativos e inovadores.
Objetivos
O Prémio tem como objetivo a utilização da criatividade e imaginação para criar «mensagens» sobre o Ano Europeu da Juventude, utilizando todas as combinações de «artes» possíveis.
- Evidenciar a importância das transições ecológicas e digitais para uma perspetiva renovada para o futuro dos jovens
- Apoiar e incentivar os jovens, especialmente aqueles com menos oportunidades, provenientes de zonas desfavorecidas ou de grupos vulneráveis, por forma a que se tornem cidadãos ativos e empenhados, bem como atores de mudança
- Promover oportunidades para os jovens, decorrentes das iniciativas locais, regionais, nacionais e europeias, destinadas a apoiar o seu desenvolvimento pessoal, social e profissional num mundo ecológico, digital e inclusivo
Destinatários
Podem concorrer jovens cidadãos/ãs portugueses/as ou estrangeiros/as residentes em Portugal, dos 12 aos 25 anos (inclusive). Os trabalhos podem ser apresentados em grupo ou individualmente.
Candidatura
O prazo para a apresentação das candidaturas decorre de 3 de agosto a 31 de dezembro de 2022 (novo prazo de candidatura).
A candidatura é efetuada com o preenchimento do formulário em linha e envio do trabalho, com a sinopse e a declaração de autorização de participação (no caso de menor) para o e-mail criarte.aej@ipdj.pt (atenção às regras do artigo 3.º e artigo 5.º do Regulamento).
Temas
Podes escolher o tema e a forma do teu trabalho. Podes abordar os seguintes temas:
- Valores Europeus;
- Solidariedade com a Ucrânia;
- Juventude e o Mundo;
- Saúde, Bem-Estar e Desporto;
- Clima e Ambiente;
- Intercâmbio de Aprendizagens;
- Literacia Mediática e Desinformação;
- Inclusão e Igualdade;
- Digital;
- Participação e Compromisso;
- Educação e formação;
- Cultura;
- Economia e Finanças;
- Emprego;
- Investigação e Inovação;
- Programas da UE para a Juventude;
- Outras iniciativas intersectoriais (local, regional, nacional e europeu) relevantes para a juventude.
O formato do trabalho é também à tua escolha. Pode ser sob a forma de:
- Escrita;
- Arquitetura;
- Desenho;
- Escultura;
- Pintura;
- Música;
- Dança;
- Teatro e cinema, nas mais variadas combinações.
Critérios de avaliação
A qualidade dos trabalhos admitidos a concurso é avaliada, pelo júri, de acordo com os seguintes critérios e ponderações:
- Respeito pelos temas identificados no artigo 1.º - 20 %;
- Originalidade, criatividade e inovação - 40 %;
- Clareza da Mensagem - 30 %;
- Adequação/correção linguística - 10 %.
Prémios nacionais
Em cada região de Portugal (sete regiões – Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira) serão atribuídos dois prémios:
- Dos 12 aos 17 anos = 400 euros + voucher Pousadas de Juventude para 2 pessoas;
- Dos 18 aos 25 anos = 400 euros + voucher Pousadas de Juventude para 2 pessoas.