Prémio da UE para Mulheres Inovadoras, 2023

Ver PDF
European Prize for Women Innovators
Índice

O Prémio da UE para Mulheres Inovadoras (European Prize for Women Innovators) homenageia as mulheres empreendedoras por detrás de inovações revolucionárias, procurando sensibilizar para a necessidade de haver mais mulheres inovadoras e de criar modelos para mulheres e raparigas inovadoras, em todos os lugares.

O Prémio é gerido pela Agência de Execução para as Pequenas e Médias Empresas e Conselho Europeu de Inovação e é financiado pelo programa Horizonte Europa, o programa de investigação e inovação da UE. 

A edição 2023 do prémio é maior e mais arrojada, com a atribuição de 9 prémios.

Objetivos

O prémio pretende aumentar a consciencialização pública sobre o potencial, a importância e a contribuição das mulheres para o ecossistema de inovação e a criação de modelos fortes que podem inspirar outras mulheres a se tornarem inovadoras.

O prémio é atribuído às mulheres empreendedoras mais talentosas de toda a UE e dos países associados ao programa Horizonte Europa, que tenham fundado uma empresa de sucesso e tenham trazido inovação ao mercado. 

Destinatários

O concurso está aberto a:

  • Mulheres (este prémio celebra as mulheres em toda a sua diversidade);
  • Estabelecidas num Estado-Membro da UE ou num País Associado ao programa Horizonte Europa;
  • Fundadoras de uma empresa inovadora registada 2 anos antes da candidatura.

As candidatas à categoria Inovadoras Emergentes (Rising Innovators) devem ter 35 anos ou menos. Não há limite de idade para se inscrever na categoria Mulheres Inovadoras. As candidatas elegíveis só podem inscrever-se numa categoria.

Categorias e prémios

  • prémio Mulheres Inovadoras, atribuído às mulheres inovadoras mais talentosas de toda a UE e países associados. O vencedor recebe 100.000 euros e os dois segundos classificados recebem 70.000 euros e 50.000 euros, respetivamente
  • prémio Inovadoras em Ascensão, concedido a jovens inovadores promissoras com menos de 35 anos. O vencedor recebe 50.000 euros e os dois segundos classificados recebem 30.000 euros e 20.000 euros, respetivamente
  • prémio EIT Mulher Líder, concedido a mulheres líderes excecionais da Comunidade EIT. A vencedora recebe 50.000 euros e as duas vice-campeãs recebem 30.000 euros e 20.000 euros, respetivamente

Como participar

As candidaturas devem ser submetidas em linha, até 27 de setembro de 2023, 17:00 CET.

Critérios de avaliação

As candidaturas elegíveis serão avaliadas de acordo com 3 critérios de atribuição:

  • Inovação revolucionária – a empresa fundada ou cofundada pelo candidato fornece um produto ou serviço verdadeiramente inovador no mercado da UE;
  • Impacto – o produto ou serviço atende a uma necessidade ou desafio social específico, com benefícios significativos para as pessoas e/ou o planeta;
  • Inspiração – a candidata desempenhou um papel fundamental no sucesso da empresa e um modelo para outras mulheres e meninas.

Participação nacional

  • 2022 - Mehak Mumtaz, cofundadora, diretora de operações e investigadora da iLoF, uma empresa do Porto que desenvolve uma plataforma de inteligência artificial revolucionária para acelerar o futuro da descoberta e do desenvolvimento personalizado de medicamentos, na categoria «inovadora emergente»
  • 2020 - Maria Fátima Lucas, co-fundadora e CEO da organização Zymyol Biomodeling
  • 2016 - Susana Sargento, Professora da Universidade de Aveiro

Contacto

Para mais informações, contacte através do e-mail: EISMEA-WIP@ec.europa.eu.


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra no sítio Internet do prémio.
...loading...