Prémio da UE para Mulheres Inovadoras, 2022

EU Prize for Women Innovators

O Conselho Europeu de Inovação (CEI) lançou a nona edição do Prémio da UE para Mulheres Inovadoras, que celebra as mulheres empreendedoras por detrás de inovações revolucionárias. Ao fazê-lo, a UE procura sensibilizar para a necessidade de mais mulheres inovadoras e criar modelos para mulheres e raparigas em todos os lugares.

O Prémio é gerido pelo Conselho Europeu de Inovação e pela Agência de Execução para as Pequenas e Médias Empresas e é financiado pelo programa Horizonte Europa, o programa de investigação e inovação da UE. 

Objetivos

O prémio pretende aumentar a consciencialização pública sobre o potencial, a importância e a contribuição das mulheres para o ecossistema de inovação e a criação de modelos fortes que inspirarão outras mulheres a se tornarem inovadoras.

O prémio é atribuído às mulheres empreendedoras mais talentosas de toda a UE e dos países associados ao programa Horizonte Europa, que tenham fundado uma empresa de sucesso e tenham trazido inovação ao mercado. 

Destinatários

O concurso está aberto a:

  • Mulheres (este prémio celebra as mulheres em toda a sua diversidade);
  • Estabelecidas num Estado-Membro da UE ou num País Associado ao programa Horizonte Europa;
  • Que tenham fundado uma empresa inovadora registada 2 anos antes da candidatura.

As candidatas à categoria Inovadoras em Ascensão (Rising Innovators) devem ter 35 anos ou menos. Não há limite de idade para se inscrever na categoria Mulheres Inovadoras.

Categorias e prémios

  • Categoria Mulheres Inovadoras: três prémios de 100.000 euros cada, atribuídos às mulheres inovadoras mais talentosas de toda a UE e países associados
  • Categoria Inovadoras em Ascensão: três prémios de 50.000 euros cada, atribuídos aos jovens inovadores mais promissores com 35 anos ou menos

As candidatos elegíveis só podem inscrever-se numa categoria.

Como participar

As candidaturas devem ser submetidas em linha, até 18 de agosto de 2022, às 17:00 (CET).

Critérios de avaliação

As candidaturas elegíveis serão avaliadas de acordo com 3 critérios de atribuição:

  • Inovação revolucionária – a empresa fundada ou cofundada pelo candidato fornece um produto ou serviço verdadeiramente inovador no mercado da UE;
  • Impacto – o produto ou serviço atende a uma necessidade ou desafio social específico, com benefícios significativos para as pessoas e/ou o planeta;
  • Inspiração – a candidata desempenhou um papel fundamental no sucesso da empresa e um modelo para outras mulheres e meninas.

Participação nacional

  • 2020 - Maria Fátima Lucas, co-fundadora e CEO da organização Zymyol Biomodeling
  • 2016 - Susana Sargento, Professora da Universidade de Aveiro

Contacto

Para mais informações, contacte através do e-mail: EISMEA-WIP@ec.europa.eu.

Vídeo promocional 2022


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra no sítio Internet do prémio.