Prémio da UE para Mulheres Inovadoras, 2022

O Conselho Europeu de Inovação (CEI) lançou a nona edição do Prémio da UE para Mulheres Inovadoras, que celebra as mulheres empreendedoras por detrás de inovações revolucionárias. Ao fazê-lo, a UE procura sensibilizar para a necessidade de mais mulheres inovadoras e criar modelos para mulheres e raparigas em todos os lugares.
O Prémio é gerido pelo Conselho Europeu de Inovação e pela Agência de Execução para as Pequenas e Médias Empresas e é financiado pelo programa Horizonte Europa, o programa de investigação e inovação da UE.
Objetivos
O prémio pretende aumentar a consciencialização pública sobre o potencial, a importância e a contribuição das mulheres para o ecossistema de inovação e a criação de modelos fortes que inspirarão outras mulheres a se tornarem inovadoras.
O prémio é atribuído às mulheres empreendedoras mais talentosas de toda a UE e dos países associados ao programa Horizonte Europa, que tenham fundado uma empresa de sucesso e tenham trazido inovação ao mercado.
Destinatários
O concurso está aberto a:
- Mulheres (este prémio celebra as mulheres em toda a sua diversidade);
- Estabelecidas num Estado-Membro da UE ou num País Associado ao programa Horizonte Europa;
- Que tenham fundado uma empresa inovadora registada 2 anos antes da candidatura.
As candidatas à categoria Inovadoras em Ascensão (Rising Innovators) devem ter 35 anos ou menos. Não há limite de idade para se inscrever na categoria Mulheres Inovadoras.
Categorias e prémios
- Categoria Mulheres Inovadoras: três prémios de 100.000 euros cada, atribuídos às mulheres inovadoras mais talentosas de toda a UE e países associados
- Categoria Inovadoras em Ascensão: três prémios de 50.000 euros cada, atribuídos aos jovens inovadores mais promissores com 35 anos ou menos
As candidatos elegíveis só podem inscrever-se numa categoria.
Como participar
As candidaturas devem ser submetidas em linha, até 18 de agosto de 2022, às 17:00 (CET).
Critérios de avaliação
As candidaturas elegíveis serão avaliadas de acordo com 3 critérios de atribuição:
- Inovação revolucionária – a empresa fundada ou cofundada pelo candidato fornece um produto ou serviço verdadeiramente inovador no mercado da UE;
- Impacto – o produto ou serviço atende a uma necessidade ou desafio social específico, com benefícios significativos para as pessoas e/ou o planeta;
- Inspiração – a candidata desempenhou um papel fundamental no sucesso da empresa e um modelo para outras mulheres e meninas.
Participação nacional
- 2020 - Maria Fátima Lucas, co-fundadora e CEO da organização Zymyol Biomodeling
- 2016 - Susana Sargento, Professora da Universidade de Aveiro
Contacto
Para mais informações, contacte através do e-mail: EISMEA-WIP@ec.europa.eu.