Prémio da União Europeia para a Literatura, 2021

Prémio Europeu para a Literatura 2021

O Prémio da União Europeia para a Literatura (EUPL) é uma iniciativa anual com vista ao reconhecimento de autores literários emergentes na Europa. Lançado pela Comissão Europeia, em 2009, o prémio está aberto a 41 países que integram atualmente o programa Europa Criativa, numa base anual rotativa (1/3 dos países a concurso por ano). 

Em 2021, estão a concurso autores e obras dos seguintes países: Albânia, Arménia, Bulgária, República Checa, Islândia, Letónia, Malta, Países Baixos, Portugal, Sérvia, Eslovénia, Suécia, Tunísia e Moldávia.

A edição 2021 tem o apoio da Presidência Portuguesa da União Europeia (PPUE21).

Objetivo

O objetivo do Prémio é destacar a criatividade e a diversidade da literatura contemporânea da Europa, no campo da ficção, promover a circulação de literatura e incentivar um maior interesse por obras literárias na Europa.

Os trabalhos dos vencedores selecionados (um por país participante do Prémio) atingem um público mais amplo e internacional e chegam a leitores além fronteiras nacionais e linguísticas.

Destinatários

Podem participar escritores emergentes, mas reconhecidos, independentemente da idade. Os escritores não podem enviar livros diretamente para a candidatura ao prémio. 

Critérios de elegibilidade

De forma a serem elegíveis, os autores selecionados devem cumprir os seguintes requisitos:

  • Ser cidadão de um dos 12 ou 13 países selecionados;
  • Ter entre 2 e 4 livros de ficção publicados;
  • Os livros deverão ter sido publicados até 5 anos antes da data do prémio.

Júri

Todos os anos são constituídos júris nacionais compostos por especialistas em literatura, editores e livreiros. Depois de escolher uma lista restrita com dois a cinco livros de autores promissores do seu país, cada júri seleciona o vencedor nacional. 

Prémio

É nomeado um "Embaixador para a literatura" e é eleito um jovem talento, de cada um dos países participantes. Os vencedores recebem também um prémio com o valor pecuniário de 5 000 EUR.

Todos os anos, para encorajar a tradução e a circulação da literatura na Europa, o Prémio publica uma antologia composta por excertos originais e traduzidos dos livros dos livros premiados, tanto na língua original como numa tradução inglesa ou francesa.

O prémio incentiva, ainda, a participação dos autores em feiras por toda a Europa e no mundo, apoiando a organização de eventos em livrarias, institutos literários e/ou culturais e facilitando diversas parcerias, tanto presenciais como através da Internet.

Vencedores nacionais

  • 2009 - Dulce Maria Cardoso
  • 2012 - Afonso Cruz
  • 2015 - David Machado

Contacto

Para mais informações, contacte através do e-mail: info@euprizeliterature.eu


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial.