Prémio de Arte do Luxemburgo, 2023

Ver PDF
Luxembourg Art Prize
Índice

O Prémio de Arte do Luxemburgo (Luxembourg Art Prize), criado em 2015, é organizado, anualmente, pelo Museu A Pinoteca, uma associação luxemburguesa, sem fins lucrativos, e pretende promover a carreira de artistas desconhecidos.

Objetivos

Revelar e promover artistas talentosos que merecem ser reconhecidos ao nível internacional, dar a todos os participantes merecedores uma referência em termos de exposição em museu a adicionar ao respetivo curriculum vitae e prestar aos laureados um apoio financeiro considerável.

Destinatários

O prémio destina-se a todos os artistas vivos, amadores ou profissionais, sem limitações de idade, nacionalidade ou local de residência, que produzam obras no domínio das artes gráficas ou decorativas.

Como participar

Os candidatos devem submeter o dossiê de inscrição em linha, através de um Espaço de Candidato próprio (um por artista).

As obras apresentadas podem ser de uma ou mais técnicas: desenho, gravura, instalação, pintura, fotografia, escultura, técnicas mistas, artes decorativas (têxtil e matérias, vidro, madeira, metal, cerâmica, mosaico, papel ou outras técnicas).

Candidatura

As inscrições são feitas em linha, até 30 de setembro de cada ano. Cada artista pode inscrever-se em 1, 2 ou 3 grupos se a data de inscrição o permitir. O grupo 1 fecha em 31 de março, o grupo 2 fecha em 30 de junho e o grupo 3 fecha em 30 de setembro. Em qualquer caso, os candidatos de cada grupo têm até 30 de setembro para concluir a sua inscrição.

Critérios de avaliação

  • Originalidade
  • Domínio da técnica
  • Coerência
  • Frescura
  • Carácter inovador
  • Continuidade histórica
  • Referências artísticas, literárias, históricas, científicas ou filosóficas
  • Mensagem transmitida
  • Poesia que ressalta do trabalho

Prémios

Todos os anos, 24 artistas finalistas são selecionados pelo museu, e 3 vencedores são nomeados e avaliados por um júri independente. na edição 2023, o primeiro laureado ganha 20.000 euros, o segundo laureado ganha 10.000 euros e o terceiro laureado ganha 5.000 euros.

O museu entrega a todos os artistas que se destacaram do ponto de vista qualitativo um certificado nominativo de mérito artístico correspondente ao ano de participação, quer sejam finalistas ou não.

Participação nacional

2021 - Oblivion Dope, Arte digital (finalista)

2017 - Alexandra de Pinho. Especialidade: Tecidos, linhas costuradas com fios e aguarela sobre papel (finalista)


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.

Documentos

Regulamento do prémio 2023
157.81 KB
Convite à apresentação de candidaturas
303.59 KB
...loading...