Prémio de Ciência 3Rs, 2022

Ver PDF
3Rs Science Prize 2022
Índice

A Parceria Europeia para Abordagens Alternativas a Testes em Animais (The European Partnership for Alternative Approaches to Animal Testing, EPAA), da Comissão Europeia, visa promover o desenvolvimento, validação e aceitação de abordagens alternativas de 3Rs (substituição, redução e refinamento de testes em animais), bem como incentivar a indústria e o mundo académico a focar as suas investigações nos objetivos dos 3Rs. 

O Prémio de Ciência 3Rs é concedido a cada dois anos a um cientista com excelente uma contribuição para os 3Rs, alternando com o Prémio Refinamento (Refinement Prize).

Objetivo

O objetivo deste prémio é direcionar aqueles que implementam abordagens alternativas para testes em animais e aumentar a consciência do seu papel para a aplicação diária e para a inovação dos princípios de aperfeiçoamento, em particular. 

Destinatários

Os candidatos podem ser um indivíduo ou uma equipa. Os candidatos devem:

  • trabalhar num laboratório de animais, como técnicos, tecnólogos ou tratadores de animais, alunos de mestrado, alunos de doutoramento ou de pós-doutoramento;
  • contribuir significativamente para o desenvolvimento, implementação mais ampla e/ou promoção de uma abordagem de aperfeiçoamento;
  • trabalhar numa entidade europeia: Estados-Membros da UE, Reino Unido, Suíça, Noruega, Islândia, Mónaco, Andorra, Listenstaine, São Marino, Sérvia, Bósnia e Herzegovina, Albânia, Montenegro, Kosovo, Ucrânia, Moldova e Macedónia do Norte.

Candidaturas

As candidaturas deverão ser efetuadas através do e-mail grow-epaa@ec.europa.eu, até 3 de outubro de 2022.

Critérios de seleção

Impacto no bem-estar animal, baseado em evidências:

  • Criatividade e inovação;
  • Viabilidade, aplicabilidade e potencial de implementação nos testes regulatórios e/ou no controlo da qualidade;
  • Potencial para um impacto mais amplo além da área imediata;
  • Publicação de dados ou potencial para publicação.

Júri

Um júri (composto por membros e representantes da EPAA) avalia as inscrições e transmite ao Comité Diretivo os resultados da avaliação, bem como uma recomendação sobre a classificação das candidaturas.

Prémio

A instituição do candidato vencedor recebe um prémio de 10.000 euros.

Vencedor nacional

2021 - Inês Mendes Preguiça, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, em Portugal. O foco do projeto HaPILLness é a 'Dose voluntária precisa de medicamentos orais em roedores – uma abordagem inovadora de 3Rs'.


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.
...loading...