Prémio de Inovação em Defesa, 2023

A Agência Europeia de Defesa (European Defence Agency, EDA) organiza, desde 2018, o Prémio de Inovação em Defesa (EDA Defence Innovation Prize), que premeia empresas e entidades de investigação que apresentam tecnologias, produtos, processos ou serviços inovadores no domínio da defesa.
A partir de 2023, o concurso fica sob a égide do Centro de Inovação em Defesa da UE (Hub for EU Defense Innovation, HEDI), uma nova plataforma de inovação liderada pela EDA, estabelecida em março de 2022.
Objetivo
O concurso visa estimular a inovação no domínio da defesa na Europa e proporcionar às partes interessadas não tradicionais da defesa (indústrias civis, pequenas e médias empresas, organizações de investigação, universidades, etc.) a oportunidade de mostrarem os seus conhecimentos em domínios relevantes para a defesa.
Destinatários
O concurso é especialmente (mas não exclusivamente) voltado para as indústrias de defesa não tradicionais (produtores civis ou de dupla utilização) e investigadores, uma vez que desempenham um papel crescente na invenção e criação das capacidades disruptivas de que as Forças Armadas dos Estados-Membros precisarão no futuro.
O concurso também oferece uma boa oportunidade para pequenas e médias empresas, organizações de investigação e universidades envolvidas em atividades inovadoras de defesa de demonstrar o seu know-how, maximizar sinergias de dupla utilização e criar parcerias com atores-chave no campo de defesa.
Categorias
Em 2023, o concurso centra-se em ideias inovadoras relacionadas com a defesa nas seguintes categorias:
- Tecnologias para Consciência Situacional;
- Tecnologias para Sistemas de Comunicação e Informação.
Como participar
As candidaturas devem ser submetidas de 15 de fevereiro a 15 de junho de 2023, numa das 24 línguas oficiais da União Europeia e enviadas para o correio eletrónico: 22.RTI.PRZ.118@eda.europa.eu.
Critérios de avaliação
São atribuídos prémios que respeitem os seguintes critérios:
- Originalidade e nível de inovação;
- Relevância e impacto nas capacidades de defesa da UE;
- Relevância para as comunidades de investigação e tecnologias de defesa não tradicionais;
- Viabilidade da ideia;
- Implementação e valor para os Estados-Membros.
Calendário
- 15 de fevereiro a 15 de junho de 2023: candidaturas
- 16 de junho de 2023: avaliação das candidaturas
- novembro de 2023: notificação dos vencedores
- dezembro de 2023: Conferência Anual da EDA
- primavera de 2024: 4º Workshop do concurso
Prémio
Os vencedores recebem um prémio no valor de 30.000 euros.
Contacto
Para mais informações, contacte através do e-mail: procurement@eda.europa.eu.