Prémio de Inovação SOFT, 2022

SOFT Innovation Prize

A fusão alimenta o sol e todas as estrelas do Universo. O aproveitamento da energia de fusão na Terra poderia fornecer energia sustentável numa escala quase ilimitada, para suprir as necessidades de uma população mundial em crescimento. A energia de fusão é segura, não tem problemas de resíduos difíceis e é amiga do clima.

O prémio de Inovação SOFT recompensa excelentes investigadores ou indústrias que tentam encontrar novas soluções, possivelmente com aplicações mais amplas, para os enormes desafios da fusão. O nome SOFT significa Simpósio sobre Tecnologia de Fusão - a conferência onde o prémio é concedido.

Objetivos

O prémio tem como objetivo estimular a comunidade de investigação a promover uma cultura empreendedora na investigação de fusão, destacando a excelência em investigação de fusão e inovação, bem como a qualidade dos investigadores e das indústrias envolvidas.

Destinatários

Podem candidatar-se investigadores, equipas de investigação e pessoas a trabalhar na indústria.

Categorias

Não há categorias específicas para este prémio. Os participantes são livres de se candidatarem a qualquer inovação em física ou tecnologia, que tenha sido desenvolvida em fusão por confinamento magnético e que tenha potencial de mercado. 

Critérios de avaliação

As candidaturas devem ter potencial de mercado, ou ter sido adotadas (ou reconhecidas) pela indústria e serão avaliadas, segundo os seguintes critérios:

  • originalidade e replicabilidade;
  • excelência técnica;
  • impacto económico, exploração e planos para maior desenvolvimento.

Como participar

As candidaturas devem ser submetidas em linha no portal EU Funding and Tender opportunities portal, de 15 de setembro de 2021 até 18 de janeiro de 2022, 16H00.

Prémios

Os prémios para as duas categorias são:

  • 1º lugar: 50 000 EUR;
  • 2º lugar: 30 000 EUR;
  • 1º lugar: 20 000 EUR.

Contacto

Para mais informação, contacte através do e-mail: RTD-FUSION@ec.europa.eu.


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.