Prémio de Jornalismo Daphne Caruana Galizia, 2023

Ver PDF
Prémio Daphne
Índice

O Prémio de Jornalismo Daphne Caruana Galizia (Daphne Caruana Galizia Prize for Journalism), criado em 2020, pelo Parlamento Europeu, é atribuído anualmente, em memória da escritora, bloguista e jornalista de investigação maltesa, que lutava contra a corrupção e foi assassinada num atentado com um carro armadilhado em 2017. A escritora Daphne Caruana Galizia (1964-2017), ativista anticorrupção relatou acontecimentos políticos em Malta, em particular, concentrou-se no jornalismo de investigação, reportando sobre corrupção governamental, alegações de lavagem de dinheiro e crime organizado. 

O Prémio recompensa anualmente o jornalismo de excelência que promova ou defenda os princípios e valores fundamentais da União Europeia, tais como a dignidade humana, a liberdade, a democracia, a igualdade, o Estado de direito e os direitos humanos.

Objetivo

O Prémio visa recompensar artigos de jornalismo de investigação de excelência sobre temas relevantes para a União Europeia, em geral, ou para alguns dos Estados-Membros, e contribuir para a promoção dos princípios e valores da UE consagrados na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.

Elegibilidade

O Prémio está aberto a jornalistas profissionais e equipas de jornalistas profissionais de qualquer nacionalidade, que devem submeter peças aprofundadas que tenham sido publicadas ou transmitidas por meios de comunicação social sediados num dos 27 Estados-Membros da União Europeia. O objetivo é apoiar e destacar a importância do jornalismo profissional na salvaguarda da liberdade e da igualdade.

Candidatura

Os artigos deverão ter sido publicados ou transmitidos em meios de comunicação social impressos, audiovisuais ou em linha, com sede num dos 27 Estados-Membros da UE, entre 1 de setembro de 2022 e 31 de julho de 2023. Os jornalistas podem submeter os seus trabalhos através do site https://daphnejournalismprize.eu/ até 31 de Julho de 2023, às 12h00 (hora de Bruxelas).

Critérios de avaliação

A avaliação terá por base os seguintes critérios:

  • relevância do tema para a sociedade europeia e o contributo para a promoção dos valores e princípios da UE;
  • qualidade do conteúdo, que deverá ser bem documentado, exato, factual e assente em várias fontes;
  • qualidade em termos de linguagem, estilo e estrutura;
  • abordagem original e aprofundada em relação ao tema.

Prémio

O valor pecuniário do prémio é 20.000 euros.

Contacto

Qualquer pedido de informação pode ser efetuado através do e-mail: info@daphnejournalismprize.eu.

Atribuição do prémio

A cerimónia de entrega dos prémios será em meados de outubro de 2023, coincidindo com a data do assassinato da jornalista.

Vencedores 2023

Foram selecionados 12 finalistas, entre os quais um português:

Pedro COELHO, Filipe TELES e outros, Sociedade Independente de Comunicação (Portugal), Quando o ódio veste farda/When Hate Wears a Uniform (Episode 1) – (Episode 2).

Vídeo

 

Documentos

Regulamento do prémio 2023 [en]
146.96 KB
...loading...