Prémio de Jornalismo Direitos Humanos & Integração, 2021

Prémio de Jornalismo Direitos Humanos & Integração

O Prémio de Jornalismo Direitos Humanos & Integração é atribuído pela Comissão Nacional da UNESCO e pela Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros, aos melhores trabalhos sobre a temática geral dos direitos humanos e integração.

Objetivo

O Prémio visa galardoar os melhores trabalhos jornalísticos sobre direitos humanos e integração, que tenham sido publicados ou difundidos, em 2020, nos órgãos de comunicação social portugueses.

Elegibilidade

Podem concorrer ao Prémio os profissionais da comunicação social, devidamente credenciados, que tenham publicado ou difundido trabalhos originais em órgãos de comunicação social portugueses, entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2020.

Consideram-se órgãos de comunicação social portugueses os que estão registados na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

Categorias

O Prémio contempla as seguintes categorias:

  • Imprensa, a que se podem candidatar os trabalhos com conteúdo predominantemente escrito ou infográfico;
  • Rádio, a que se podem candidatar os trabalhos com conteúdo predominantemente sonoro;
  • Meios Audiovisuais e Multimédia, a que se podem candidatar os trabalhos cujo conteúdo predominante seja constituído por imagens em movimento.

É ainda atribuído um prémio aos trabalhos apresentados por profissionais dos órgãos de comunicação social regional e local, independentemente das categorias definidas no número anterior.

Como participar

Os trabalhos podem ser coletivos, devendo em tais circunstâncias ser indicados os respetivos coautores. Os candidatos podem concorrer com mais de um trabalho.

Os trabalhos podem versar temas nacionais ou internacionais, devendo ser apresentados em língua portuguesa, independentemente da nacionalidade dos seus autores.

Candidatura

As candidaturas podem ser enviadas por correio, entregues pessoalmente (vide endereço no regulamento em anexo), ou para o e-mail: premiodhi@mne.pt, atrav´s do formulário individual ou do formulário coletivo. O prazo para apresentação de candidaturas decorre de 27 de julho a 24 de setembro de 2021. 

Júri

Os trabalhos serão apreciados por um júri de reconhecido mérito. No fim do mês de novembro de 2021 serão anunciados os trabalhos nomeados pelo júri para cada uma das categorias.

Prémio

O valor pecuniário dos prémios é de 2.500 euros para todas as categorias.

Contacto

Os pedidos de informação ou esclarecimento sobre o Prémio deverão ser dirigidos a:

Documentos

Regulamento do Prémio 2021
85.45 KB