Prémio de Jornalismo Direitos Humanos & Integração, 2023

Ver PDF
Prémio de Jornalismo Direitos Humanos & Integração
Índice

O Prémio de Jornalismo Direitos Humanos & Integração é uma iniciativa anual conjunta da Comissão Nacional da UNESCO e da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, que visa reconhecer o trabalho desenvolvido por profissionais da comunicação social, ao nível nacional, em prol dos direitos humanos e das liberdades fundamentais.

Objetivo

O Prémio visa galardoar os melhores trabalhos jornalísticos sobre direitos humanos e integração, que tenham sido publicados ou difundidos, em 2021, nos órgãos de comunicação social portugueses.

Elegibilidade

Podem concorrer ao Prémio os profissionais da comunicação social, devidamente credenciados, que tenham publicado ou difundido trabalhos originais em órgãos de comunicação social portugueses, entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2021.

Consideram-se órgãos de comunicação social portugueses os que estão registados na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

Categorias

O Prémio contempla as seguintes categorias:

  • Imprensa, a que se podem candidatar os trabalhos com conteúdo predominantemente escrito ou infográfico;
  • Rádio, a que se podem candidatar os trabalhos com conteúdo predominantemente sonoro;
  • Meios Audiovisuais e Multimédia, a que se podem candidatar os trabalhos cujo conteúdo predominante seja constituído por imagens em movimento.

É ainda atribuído um prémio aos trabalhos apresentados por profissionais dos órgãos de comunicação social regional e local, independentemente das categorias definidas no número anterior.

Como participar

Os trabalhos podem ser coletivos, devendo em tais circunstâncias ser indicados os respetivos coautores. Os candidatos podem concorrer com mais de um trabalho.

Os trabalhos podem versar temas nacionais ou internacionais, devendo ser apresentados em língua portuguesa, independentemente da nacionalidade dos seus autores.

Candidatura

As candidaturas podem ser enviadas por correio, entregues pessoalmente (vide endereço no regulamento em anexo), ou para o e-mail: premiodhi@mne.pt, através do formulário individual ou do formulário coletivo. O prazo para apresentação de candidaturas decorre de 24 de julho a 24 de setembro de 2023.

Júri

O júri é composto por Guilherme d’Oliveira Martins, Catarina Duff Burnay e Francisco Sena Santos.

Prémio

O Prémio é atribuído ao melhor trabalho realizado, no ano anterior, por profissionais da comunicação social nas suas diversas modalidades, recebendo o vencedor de cada categoria, o montante de 2.500 euros.

As peças vencedoras e as distinguidas com menções honrosas serão selecionadas entre as nomeadas (vide infra) e divulgadas, durante a Cerimónia Pública de Entrega dos Prémios.

Contacto

Os pedidos de informação ou esclarecimento sobre o Prémio deverão ser dirigidos a:

Documentos

Regulamento do prémio 2023
91.06 KB
...loading...