Prémio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro, 2021/2022

Prémio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro, 2021/2022

A Associação do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro é uma Associação com carácter literário, pedagógico, cultural e recreativo. Esta Associação promove um prémio literário junto dos jovens de Língua Oficial Portuguesa, em homenagem ao escritor José Maria Ferreira de Castro, natural da Freguesia de Ossela, concelho de Oliveira de Azeméis, Portugal.

Este prémio literário, na modalidade de prosa, destina-se a revelar e divulgar valores literários dos jovens, sendo, assim, um estímulo à sua capacidade criativa. Na presente edição, os géneros a concurso são o conto e relato de viagem.

Objetivos

  • Revelar e divulgar trabalhos literários
  • Estimular a capacidade criativa literária dos jovens
  • Promover atividades pedagógicas, culturais, recreativas e literárias que visem homenagear o escritor José Maria Ferreira de Castro

Destinatários

O prémio destina-se a jovens portugueses residentes em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas, a jovens portugueses residentes no estrangeiro, assim como a jovens oriundos de países de língua oficial portuguesa.

O Prémio está dividido em dois escalões etários:

  • Escalão A - entre os 12 e os 15 anos, inclusive;
  • Escalão B - entre os 16 e os 25 anos, inclusive.

Como participar

Os trabalhos apresentados a concurso terão de ser originais. Os textos não poderão ser divulgados por quaisquer meios, total ou parcialmente, até à data da publicação do resultado da seleção. O tema dos trabalhos apresentados a concurso é livre em cada um dos escalões. Os interessados poderão apresentar um número ilimitado de trabalhos.

Candidatura

Os textos literários deverão ser enviados para a Associação do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro, com sede na Rua Dr. Silva Lima, s/n – Lações de Cima, 3720-298 Oliveira de Azeméis - PORTUGAL, até ao dia 31 de maio de 20222 (data do selo do correio).

Prémio

O primeiro prémio terá um valor pecuniário de 1.000 euros para cada uma das modalidades. Poderão ser atribuídas menções honrosas, que consistem em livros de escritores de língua oficial portuguesa.

Contacto

Quaisquer dúvidas deverão ser encaminhadas para o e-mail: apnljfc@esfcastro.pt.


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.

Documentos

Regulamento do prémio 2021/2022
474.6 KB