Prémio de Direitos Humanos Václav Havel, 2024

Ver PDF
Miniatura
Índice

Desde 2013, que a Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, em parceria com a Biblioteca Václav Havel e a Fundação Charta 77, promovem o Prémio de Direitos Humanos Václav Havel (Václav Havel Human Rights Prize). Este prémio visa distinguir ações da sociedade civil na defesa dos direitos humanos na Europa.

O prémio é concedido em memória de Václav Havel (1936-2011), dramaturgo, lutador contra o totalitarismo, líder da Revolução de Veludo de 1989, presidente da Chéquia e um símbolo duradouro de oposição ao despotismo.

Objetivo

Os candidatos devem ter realizado algo notável e de apreço, em direitos humanos de um determinado grupo, ter permitido a descoberta de violações sistémicas em grande escala, ou ter mobilizado, com sucesso, a opinião pública ou a comunidade internacional para um determinada causa.

Destinatários

São elegíveis indivíduos ou instituições não governamentais, que atuam na defesa dos direitos humanos, de um determinado grupo, ou na descoberta de violações sistémicas em grande escala ou ter mobilizado com sucesso a opinião pública ou a comunidade internacional para uma causa específica.

Os Membros atuais da Assembleia Parlamentar e as pessoas falecidas não são elegíveis.

Como participar

As nomeações devem ser enviadas à Assembleia Parlamentar para o seguinte endereço eletrónico: hrprize.pace@coe.int, utilizando o formulário disponível, de 15 de janeiro a 30 de abril de 2024. As candidaturas têm de ser assinadas por pelo menos cinco patrocinadores e apresentadas em inglês ou francês.

Prémio

O Prémio tem um valor pecuniário de 60.000 euros, um troféu e um diploma.

Contactos

- PACE: Isild Heurtin, tel. +33 3 90 21 41 00, isild.heurtin@coe.int 
- Václav Havel Library: Sabina Tancevova, +420 605 089 599, sabina.tancevova@vaclavhavel.cz 
- Charta 77 Foundation: Gabriela Švagrová, tel. +420 224 214 452, gabriela.svagrova@bariery.cz

Vencedor 2023

O prémio 2023 foi concedido ao defensor dos direitos humanos turco preso Osman Kavala (1957-), economista, empresário, defensor dos direitos humanos, filantropo e ativista da sociedade civil turco, que tem apoiado inúmeras organizações da sociedade civil na Turquia desde o início da década de 1990.


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial.  Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto poderá ser acedido através do link de acesso ao sítio oficial.

Documentos

Regulamento do prémio [en]
121.46 KB
Brochura [en]
1.44 MB
...loading...