Prémio do Cidadão Europeu, 2023

Ver PDF
Prémio do Cidadão Europeu
Índice

Atribuído anualmente pelo Parlamento Europeu, o Prémio do Cidadão Europeu (European Citizen's Prize) recompensa projetos geridos por cidadãos e organizações da União Europeia, demonstrando a cooperação e a compreensão mútua europeias, a promoção dos valores comuns e dos direitos fundamentais europeus.

O júri prestará especial atenção a projetos que demonstrem solidariedade entre os cidadãos, dentro e fora da União Europeia.

Em 2024, o Prémio do Cidadão Europeu não será atribuído, uma vez que se trata de um ano de eleições para o Parlamento Europeu.

Objetivos

Este prémio recompensa feitos excecionais num dos seguintes domínios:

  • Atividades que promovam um melhor entendimento mútuo e uma maior integração entre os cidadãos dos Estados-Membros ou que facilitem a cooperação transfronteiriça ou transnacional na União Europeia;
  • Atividades que incluam uma cooperação cultural transfronteiriça ou transnacional de longo prazo que contribua para o reforço do espírito europeu;
  • Projetos ligados ao Ano Europeu em curso;
  • Atividades que consubstanciem os valores consagrados na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia;
  • Um tema específico que pode ser adicionado pelo Chanceler do Prémio.

Um projeto é uma atividade ou um trabalho planeado que é realizado num período de tempo determinado e visa atingir um objetivo específico.

Destinatários

Cidadãos, grupos de cidadãos, associações ou organizações podem candidatar-se ao Prémio, com projetos que tenham realizado; ou podem nomear outro cidadão, grupo, associação ou organização. 

Os deputados ao Parlamento Europeu têm o direito de apresentar nomeações - uma por deputado.

Como participar

Cada pessoa, grupo, organização ou deputado ao Parlamento Europeu pode apresentar uma candidatura, até 31 de março de 2023. Para apresentar a sua candidatura ou nomear alguém, preencha o formulário em linha.

Prémio

O prémio tem um valor simbólico; os vencedores recebem uma medalha e um diploma e não podem reclamar qualquer compensação ou recompensa monetária.

Contacto

Para mais informações, contacte através do e-mail: CitizensPrize@ep.europa.eu

Distinção nacional

2020 - O Corpo Nacional de Escutas (CNE) foi distinguido com o projeto "Educação para a cidadania ativa, empoderamento dos jovens e desenvolvimento de competências".


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.

Documentos

Regulamento do prémio
142.01 KB
...loading...