Prémio Envolvimento Público na Investigação, 2022

Prémio de Envolvimento Público na Investigação

O Prémio Envolvimento Público na Investigação, organizado pelo Conselho Europeu de Pesquisa (European Research Council, ERC) visa reconhecer e homenagear os beneficiários do ERC, que demonstraram excelência no envolvimento público e na divulgação.

Os beneficiários do ERC têm a obrigação contratual de divulgar o seu projeto e muitos deles são excelentes comunicadores científicos. O ERC gostaria de reconhecer aqueles que se comprometem com públicos fora de seu domínio para divulgar as investigações financiadas pela União Europeia.

Para os fins deste prêmio, engajamento público é definido como o envolvimento do público na concepção, condução ou divulgação de atividades financiadas pelo ERC. O engajamento é um processo de mão dupla, envolvendo interação e compreensão mútua para benefício mútuo.

Objetivo

O prémio visa estreitar os laços entre a política e os cidadãos, ao convidar o público europeu a se tornar protagonista ativo, votando nos seus filmes preferidos.

Candidatura

Os beneficiários do ERC podem fazer a candidatura em linha, no Portal de Financiamento e Propostas (ERC-2022-PERA). Os detalhes completos (critérios de elegibilidade e admissibilidade, critérios de atribuição, avaliação, etc.) são explicados nos documentos úteis (ver caixa cinza no lado direito).

Critérios de elegibilidade 

Para a edição 2021, os filmes a serem considerados devem atender aos seguintes critérios:

  • Ficção ou documentário criativo (podem ser animados);
  • Duração mínima de 60 minutos;
  • Produções ou coproduções elegíveis no âmbito do Programa Europa Criativa / MEDIA (países da UE e Islândia, Albânia, Noruega, Bósnia e Herzegovina e Montenegro);
  • Ilustração da universalidade dos valores europeus, da diversidade de culturas ou temas, ou suscitar o debate sobre a construção do projeto europeu;
  • Primeira exibição pública oficial em festival (inclusive em linha), ou em cinemas entre 1 de junho de 2019 e 12 de setembro de 2020.

Prémio

Depois de um concurso piloto bem-sucedido em 2020, esta segunda edição de Prémio tem três prêmios, no valor de 10 000 EUR cada, nas seguintes categorias:

  • Envolver (ciência cidadã);
  • Inspirar (alcance público);
  • Influenciar (media e política).

Os vencedores serão convidados para o Euroscience Open Forum (ESOF 2022), que terá lugar em Leiden, Países Baixos, durante a semana de 11 a 15 de julho de 2022.

Contacto

Para mais informações, contacte através do e-mail: luxaward@ep.europa.eu.

Vídeo

 

Documentos

Regulamento do concurso 2022 [en]
10.69 MB